Variante de ponte na MG-262 deve ficar pronta na semana que vem

Previsão do DER é de que opção para caminhões e veículos leves fique pronta até o fim da próxima semana; carretas e treminhões ainda sem previsão de liberação

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Caminhão de combustível cai de ponte e explode
Marcos Figueiredo/ Território Press
Caminhão de combustível cai de ponte e explode

Há 22 dias um caminhão transportando combustíveis explodiu e abalou a estrutura da ponte sobre o rio Gualaxo, no KM 46 da MG-262, entre Mariana e Ponte Nova, na região Central do Estado. Até o momento, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/MG) segue sem previsão de liberação do tráfego para carretas e treminhões. Ainda conforme o órgão, a expectativa é de que a variante para passagem de veículos de passeio e caminhões fique pronta até a próxima semana.

Após realizar estudos técnicos na estrutura, por questões de segurança, o órgão manteve, desde o último dia 22 de maio, o fechamento do local tanto para veículos pesados quanto para leves até que sejam concluídos os serviços necessários para a livre circulação de todos os automóveis. Porém, na época o DER informou que provavelmente a variante já estaria pronta até o fim desta semana, tendo ampliado o prazo mais uma vez nesta sexta-feira (30).

Os estudos feitos pelo órgão após o acidente apontaram a ocorrência de um deslocamento de 3,5 cm na estrutura da ponte, além de um trinca no pilar central da estrutura. Cerca de 3 mil pessoas passam pelo local diariamente

Desvios para veículos de carga

Belo Horizonte/Ponte Nova

Opção 1: BR-381 no sentido João Monlevade, depois seguir pela BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá entrar na MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 220 km.

Opção 2: BR-356 no sentido Ouro Preto, depois na MG-262 sentido Mariana, depois seguir em direção a Catas Altas e Santa Bárbara pela MG-129 até o entroncamento com a BR-381 em João Monlevade, em seguida entrar na BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá continuar a viagem pela MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 360 Km.

Desvios para veículos de passeio

Belo Horizonte/Ponte Nova

Opção 1: No km 68 da MG 262, em Mariana, entrar à direita no sentido ao distrito de Padre Viegas, depois por 11 km até distrito de Barro Branco, a partir deste ponto seguir por 16 km não pavimentados até Diogo de Vasconcelos, onde deverá seguir viagem por 18 km pavimentados até o entroncamento com a MG-262, seguindo então à direita por mais 38 km até Ponte Nova. Extensão: 203 Km.

Opçãp 2: No km 48 da MG 262 acessar a via para o distrito de Furquim, onde deverá seguir por 11 km em trecho não pavimentado até Acaiaca, onde deverá seguir o caminho por 6 km pavimentados até o trevo com a MG 262. Seguir à esquerda sentido Ponte Nova por 38 Km. Extensão: 202 Km.

Relembre o acidente

O veículo que transportava óleo diesel e etanol bateu na proteção da ponte e explodiu antes mesmo de atingir o rio, conforme os levantamentos da perícia, já que as marcas de queimado começam na parte superior da ponte. Por o local se tratar de um declive, a suspeita inicial é de que o veículo tenha perdido o controle.

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo do motorista do caminhão, Renato Rodrigues de Souza, 27, no dia 10 de maio. Segundo a corporação, o caminhoneiro estava em uma mata próximo ao local onde ocorreu o acidente. Parentes informaram aos militares que ele era morador do bairro Tirol, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave