Mais um setor sai da Conferência de Políticas Urbanas

Empresas de arquitetura e urbanismo desistiram de participar dos debates sobre a forma de ocupação na cidade

iG Minas Gerais | bernardo miranda |


Uma proposta é estimular o comércio em áreas como o Mangabeiras
JOAO GODINHO/ O TEMPO
Uma proposta é estimular o comércio em áreas como o Mangabeiras

A IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas sofreu uma nova baixa. Desta vez, os delegados ligados ao Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq) resolveram abandonar o evento, assim como fizeram os representantes da construção civil.

A decisão será anunciada oficialmente nesta sexta, em entrevista coletiva. Cinquenta e dois delegados da Gemarq não vão mais participar da conferência, que, a cada quatro anos, define os rumos da legislação urbanística de Belo Horizonte.

Em nota, a Gemarq informou que “as transformações sugeridas para a cidade são muito grandes e que não houve nem haverá tempo hábil para que todas as possíveis consequências, não só urbanísticas, mas também socioeconômicas de sua aplicação, sejam analisadas”, diz o texto. A conferência acontecerá até o dia 2 de agosto, parando durante a Copa.

Apesar da retirada de seus delegados, a entidade informou que pretende continuar acompanhando as discussões e elaborar estudos técnicos que possam ajudar a compreender as alterações propostas. Ao todo, participam da conferência 243 delegados.

Debates. A proposta mais polêmica é a utilização da outorga onerosa do direito de construir, feita pela Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com esse instrumento, se alguém quiser construir uma área maior do que o próprio terreno, terá que pagar contrapartidas ao Executivo. Atualmente, é possível construir até quase três vezes o tamanho do terreno, sem pagar nada por isso.

Cronograma

Manutenção. Mesmo sem os delegados das empresas de arquitetura e da indústria da construção civil, os trabalhos da conferência estão mantidos. A próxima reunião ocorre neste sábado.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave