Governo de MG entrega 1º helicóptero de atendimento aeromédico do país

A aeronave, modelo EC 145, será usada para o transporte de pacientes mais graves até os hospitais de referência durante a Copa

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Na tarde desta quinta-feira, o governo de Minas Gerais promoveu a cerimônia de entrega do primeiro helicóptero biturbina dos seis que serão adquiridos para o atendimento aeromédico no Estado. Participaram do evento o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, e o chefe do Estado-Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Ezequiel Silva.

A aeronave, modelo EC 145, será usada para o transporte de pacientes mais graves até os hospitais de referência durante a Copa. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o helicóptero será integrado ao serviço aeromédico do órgão. A operacionalização do equipamento será responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Foram investidos R$ 35 milhões na aquisição da aeronave.

"Isso vai ajudar muito especialmente em casos de trauma, AVC, infarto do miocárdio, gestantes de alto risco, neonatos que precisam ser transportado para outro hospital. Todos esses casos poderão ser atendidos pela aeronave, que irá ajudar imensamente, reduzindo mortes e sequelas em situações que podem ser evitadas, o que é muito importante em uma rede de urgência e emergência”, afirmou Rasível dos Reis, coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde.

Na mesma cerimônia, o governo ainda entregou à população a Unidade Móvel de Regulação. De dentro do automóvel será possível a comunicação mentre o local do acidente, hospitais e centrais operativas do Serviço Médico de Urgência (SAM).

Modernidade. O EC 145 possui capacidade para até dez pessoas (1 piloto, 1 co-piloto e 8 passageiros). A estrutura do helicóptero comporta o transporte de duas macas com dois pacientes, médico, enfermeiro, tripulante operacional dos Bombeiros, um piloto e um co-piloto. Entre outras facilidades, a aeronave possui o mais moderno kit aeromédico presente no mercado. 

Veja a lista dos Hospitais de Referência: 

Hospital João XXIII, Hospital Risoleta Neves, Hospital Odilon Behrens e Hospital Eduardo de Menezes

Hospitais privados contratados pela FIFA:

Hospital Mater Dei, Hospital Life Center, Hospital Belo Horizonte