Comércio em BH fechará 1h30 antes dos jogos da seleção brasileira

Sindicatos entraram em acordo e, após liberados, funcionários só retornarão ao trabalho no dia seguinte

iG Minas Gerais | Lohanna Lima |

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC) divulgaram na manhã desta quinta-feira os horários de funcionamento dos estabelecimentos na capital em dias de jogos da seleção brasileira durante a primeira fase da Copa do Mundo. A definição é válida apenas para Belo Horizonte e se trata de uma determinação a ser cumprida pelos lojistas.

No dia 12 de junho, no as lojas de rua funcionarão de 8h às 15h30 e os shoppings de 9h às 15h30. No dia 17 de junho, as lojas ficarão abertas de 8h às 14h30 e os shoppings de 9h às 14h30. Por fim, no no dia 23, o funcionamento das lojas será de 8h às 15h30 e os shoppings abrem às 9h e encerram as atividades do dia às 15h30. Nos dias de jogos no Minierão, o comércio funcionará normalmente. 

“Acho importante esse acordo entre os dois sindicatos. Nosso objetivo é fazer com que os comerciantes também possam desfrutar da Copa do Mundo no país. Eles serão liberados 1h30 antes dos jogos e retornarão ao trabalho apenas no outro dia. Essas horas não serão descontadas”, explica o presidente do Sindilojas, Nadim Donato Filho.

Caso o Brasil avance para a segunda fase do torneio, outra reunião será realizada para definir os horários de funcionamento do comércio. De início, os governos municipal e estadual não pretendem decretar feriado nos dias de jogos da seleção, deixando a decisão à cargo da presidente Dilma Rousseff.