Alunas de escola municipal recebem prêmio por vídeo em Brasília

Curta que homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus foi eleito o melhor na categoria Ensino Fundamental Anos Finais

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Vídeo homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus
Reprodução/Youtube
Vídeo homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus

Um vídeo feito por alunas da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, venceu o prêmio Curta Histórias, promovido pelo Ministério da Educação. A solenidade de premiação acontece nesta quarta-feira (28), em Brasília. O concurso é nacional, está em sua segunda edição e teve “personalidades negras” como tema geral deste ano.

As estudantes, que cursam o 9º ano, foram eleitas pelo júri técnico como as melhores na categoria Ensino Fundamental Anos Finais. O vídeo, com duração de um minuto, homenageia a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, que completaria 100 anos em 2014.

De acordo com João Dantas, professor de Artes que orientou o grupo durante a produção do vídeo, as alunas se dedicaram muito ao trabalho, tanto na pesquisa como na montagem do produto final. “Como a regra do concurso pedia um vídeo de um minuto, a gente teve que reformular todo o roteiro pensado inicialmente. Depois disso, adotamos o recurso da animação para representar o livro da autora, ‘Quarto de Despejo’”, conta.

Quando chegou o resultado quase não foi possível conter a alegria. “Foi uma semana de todo mundo com sorriso de orelha a orelha”, conta Dantas.

As alunas Gabrielle Cristine, Isabella Anunciação Mendes, Isadora Anunciação Mendes, Luísa Petinga e Stefany Chagas estão em Brasília, acompanhadas pelo professor João Dantas e da vice-diretora da escola, onde vão receber os prêmios em uma solenidade com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim.

Cada uma das estudantes vai ganhar um smartphone. O professor também será premiado com um smartphone e uma câmera digital semiprofissional e a escola vai receber um datashow, um aparelho de DVD, uma câmera semiprofissional e uma cinemateca.

O grupo só deve retornar a Belo Horizonte no sábado, depois de participar de um curso de cinema e vídeo que também faz parte da premiação.

Assista ao curta produzido pelo grupo:  

Leia tudo sobre: curtaprêmionacionalcurta históriasmecvenda novabrasíliacarolina maria de jesus