Papa nomeia dom José Luiz Majella como novo arcebispo de Pouso Alegre

Ele era bispo da Diocese de Jataí , no estado de Goiás, e substitui dom Ricardo Pedro Chaves Filho, que renunciou o cargo devido à idade

iG Minas Gerais | Da Redação |

O papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira, dom José Luiz Majella Delgado como novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas. Dom José Luiz era bispo da Diocese de Jataí , no estado de Goiás.

O novo arcebispo de Pouso Alegre tem 54 anos e nasceu em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira. Ele assume o novo cargo no dia 2 de agosto. Segundo a assessoria da Arquidiocese Pouso Alegre, Majella vai substituir dom Ricardo Pedro Chaves Filho, que renunciou o cargo devido à idade. Segundo o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, os bispos podem apresentar sua renúncia de cargo ao papa quando atinjam os 75 anos de idade, como é o caso de dom Ricardo Chaves. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor, dom José Luiz Majella recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de março de 1981. Foi nomeado bispo pelo papa emérito Bento XVI, em 16 de dezembro de 2009, sendo ordenado no dia 27 de fevereiro de 2010. O novo arcebispo de Pouso Alegre é formado em filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena, em São Paulo, e em teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), com licenciatura em Estudos Sociais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave