O peladeiro

iG Minas Gerais |

acir galvao
undefined

As meias arriadas, as passadas largas e a corrida meio desengonçada talvez fossem heranças da infância em Belo Horizonte, atuando ao lado do pai, o palhaço Moleza, em apresentações circenses pelas ruas da capital. Dentro de campo, porém, essas características ajudaram Toninho Cerezo, 59, a se consagrar como um dos maiores meias da história do futebol mundial nas décadas de 70, 80 e 90. Prata da casa do Atlético, Cerezo não demorou a chegar à seleção brasileira com seu futebol técnico e objetivo. Foi convocado pela primeira vez, aos 20 anos, quando já era considerado um dos melhores volantes do país.

Em 1978, foi chamado por Cláudio Coutinho para o Mundial da Argentina. Só não foi titular no jogo contra os donos da casa (0 a 0). Nas demais partidas, teve atuações regulares, assim como quase toda aquela seleção, sendo substituído no segundo tempo por Dirceu ou por Rivelino. O Brasil saiu daquela Copa com o terceiro lugar, mas Toninho Cerezo garantiria nos anos seguintes posição cativa no time canarinho. No Mundialito de 1980/1981 – espécie de Copa das Confederações da época –, no Uruguai, o camisa 5 foi considerado o melhor jogador brasileiro do torneio, vencido pelos anfitriões.

Mas a passagem mais marcante de Cerezo com a camisa verde-amarela e de toda aquela geração foi na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O futebol do volante mineiro, ao lado de Falcão, Zico e Sócrates, no meio-campo da seleção, impressionou o mundo da bola. Considerada favorita ao título, a equipe tropeçou na Itália, no fatídico jogo no estádio Sarrià. No segundo gol italiano, Cerezo deu um passe para o meio da intermediária, a bola foi interceptada por Paolo Rossi, e os italianos chegaram ao segundo gol, passando à frente do marcador. A partida terminaria em 3 a 2 para a Itália, e Cerezo seria eleito um dos culpados pela derrota. “Reconheço o passe errado, mas faço questão de ressaltar que o Brasil não foi eliminado somente por aquele lance”, defendeu-se na época.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave