Brasileira alcança topos do mundo

Monte McKinley, nos Estados Unidos, foi conquistado no último dia 24 pela paulista de 48 anos

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Pioneira. A médica Ana Boscarioli é a primeira brasileira a escalar os sete maiores cumes do mundo
Arquivo pessoal
Pioneira. A médica Ana Boscarioli é a primeira brasileira a escalar os sete maiores cumes do mundo

Um feito de relevância, daqueles para não deixar dúvidas da capacidade das mulheres em igualar sua condição perante aos homens. A paulista Ana Elisa Boscarioli, de 48 anos, chegou ao cume do Monte McKinley, no Alasca, nos Estados Unidos, e tornou-se a primeira brasileira a superar as montanhas mais altas de cada continente. O recorde foi alcançado no dia 24 de maio.

O McKinley possui 6.194 m de altura e foi o terceiro mais alto já alcançado por ela. “Junto com o Everest, foi um dos maiores desafios. É uma montanha muito fria devido a ventos fortes e sua proximidade com os polos. Às vezes encontramos temperaturas mais baixas do que o Himalaia. Tive que andar 50 km no gelo depois de ser deixada por um avião pequeno no meio da Serra do Alasca. A partir dali, carreguei equipamentos e mantimentos, incluindo combustível para derreter gelo e fazer água”, lembra a paulista, que teve sua primeira conquista em 2003, ao subir o Aconcágua.

Muitas barreiras apareceram no caminho. No entanto, a persistência e a dedicação falaram mais alto para Ana Elisa, que se torna um exemplo de aonde pode-se chegar com uma força de vontade do tamanho das alturas escaladas.

“Na primeira tentativa tive que desistir, porque os ventos chegavam a quase 100 km/h. Não pude realizar uma nova tentativa logo a seguir devido a um princípio de congelamento no polegar direito. Desta vez, me senti mais preparada fisicamente e tecnicamente”, comenta.

Outros locais que são considerados referências do montanhismo, hobby de Ana, foram alcançados, como o Everest (8.848 m), em 2006, e o Monte Elbrus (5.642 m), em 2011.

Em 2012, foi a vez de subir o Monte Vinsdon (4.892 m), na Antártida. O desafio seguinte foi abortado. Durante tentativa de subir a Pirâmide Carstensz, na Oceania, Ana e sua expedição foram sequestrados por índios de Nova Guiné.

O imprevisto não desanimou a brasileira, que voltou ao local no ano seguinte. Ainda em 2013, foi a vez de subir o Kilimanjaro (5.891 m), na África do Sul.

Desafios

 

Sete cumes mais altos do mundo superados por Ana Elisa Boscarioli:   Monte Aconcágua   América do Sul (6.962 m) – 2003   Monte Everest   Ásia (8.848 m) – 2006 Monte Elbrus   Europa (5.642 m) – 2011 Monte Vinsdon    Antártida (4.892 m) –  2012   Pirâmide Carstensz   Oceania (4.884 m) – 2013 Monte Kilimanjaro   África (5.891 m) – 2013   Monte McKinley   Alasca (6.194 m) – 2014

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave