Avião da seleção brasileira faz voo inaugural nesta terça-feira

Desenho é uma homenagem à torcida brasileira, destacando a etnia e a diversidade do povo através dos mais diversos rostos

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

ESPORTES: Belo Horizonte MG: AVIAO DA SELECAO BRASILEIRA
Aviao personalizado da Gol Boeing 737-800 que vai transportar a Selecao Brasileira durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. O trabalho foi feito cabelo artistas Otavio e Gustavo Pandolfo, em Belo Horizonte,
Foto: Douglas Magno / O Tempo / 27.5. 2014
AFP
ESPORTES: Belo Horizonte MG: AVIAO DA SELECAO BRASILEIRA Aviao personalizado da Gol Boeing 737-800 que vai transportar a Selecao Brasileira durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. O trabalho foi feito cabelo artistas Otavio e Gustavo Pandolfo, em Belo Horizonte, Foto: Douglas Magno / O Tempo / 27.5. 2014

Pintado pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, a aeronave que levará a seleção brasileira para os jogos durante a Copa faz, na tarde desta terça-feira, seu voo inaugural. O avião sai do Centro de Manutenção da Gol, em Confins, onde foi grafitado, e segue para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O desenho é uma homenagem à torcida brasileira, destacando a etnia e a diversidade do povo através dos mais diversos rostos. A dupla, conhecida como "OsGemeos", gastou cerca de 100 horas e mais de 1.000 latas de spray de tintas.

Pela primeira vez no Brasil, uma aeronave é grafitada no país. Trata-se de um Boeing 737-800 Sky Interior, com mais espaço para bagagem de mão, iluminação interior em LED e tomadas abaixo dos assentos para carregar equipamentos.

A seleção brasileira vai voar no aeronave personalizada pela primeira vez, no dia 1º de junho, do aeroporto Galeão, no Rio, até o aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. No dia 3, o Brasil faz amistosos contra o Panamá, no Serra Dourada.

Daí por diante, todos os voos do Brasil na ponte aérea entre Rio, onde a seleção faz seus treinamentos, e as cidades-sede onde for jogar serão realizados na aeronave. Um outro avião, de mesmo porte e modelo, começou a ser pintado nesta terça-feira. O desenho, ainda não revelado, também é alusivo ao Brasil e é de autoria do vencedor de um concurso promovido pela Gol.

O Boeing, fabricado em 2012 em Seattle, nos Estados Unidos, tem valor de tabela de R$ 80 milhões. Sua capacidade para 177 passageiros. A autonomia é de quatro horas e meia. Depois da Copa, o avião continuará com a pintura por mais dois anos, dando a chance de passageiros comuns utilizarem a mesma aeronave que transportou a seleção  em 2014.

Leia tudo sobre: Copa do Mundoseleção brasileiragrafiteaviãoarte de rua