Imortalizando Sabino

iG Minas Gerais | Daniel Oliveira |

Obra. Fernando Sabino é conhecido por obras como “O Encontro Marcado” e “O Grande Mentecapto”
Arquivo pessoal
Obra. Fernando Sabino é conhecido por obras como “O Encontro Marcado” e “O Grande Mentecapto”

Fernando Sabino teria completado 90 anos em outubro do ano passado. 2014 marca ainda os dez anos de seu falecimento. E no esforço de manter vivo o legado de um dos maiores autores mineiros, seu filho Bernardo Sabino vem organizando uma série de eventos em Belo Horizonte e no interior do Estado.

Entre eles está a participação hoje, às 19h, da oitava edição neste ano do projeto “Terças Poéticas”, na Casa Una de Cultura. Ao lado do primo, o dramaturgo Milo Sabino, Bernardo exibirá os curtas “Encontro Marcado com Sabino” – um documentário sobre o pai, com depoimentos de nomes como Carlos Heitor Cony, Alcione Araújo e Fernando Pimentel – e “Galinha ao Molho Pardo”, além de ler trechos da obra do autor.

“A ideia é ser um papo informal. Contar a vida do meu pai através de depoimentos, falar sobre ele, e acho que o documentário vai ajudar as pessoas a conhecê-lo um pouco mais”, explica Bernardo.

A ideia de discutir a obra de Fernando não é novidade para o filho. Desde 2008, Bernardo tem levado o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” a escolas de várias cidades do interior de Minas. Segundo ele, já foram mais de 50 municípios e 500 mil crianças envolvidas.

“Eu considero que o projeto atinge 100% de seu objetivo porque as crianças saem dele realmente com vontade de ler”, argumenta Bernardo. São duas etapas: na primeira, são promovidas atividades pedagógicas que incentivam a leitura e a discussão de Sabino entre os alunos; e na segunda, uma exposição multimídia incorpora um vasto acervo do autor às manifestações artísticas criadas pelos estudantes na etapa inicial.

“A gente incentiva a leitura na base da diversão: ler para fazer recreação, desenho, peça, artesanato”, descreve Bernardo. Atualmente, ele está preparando uma exposição retratando os 90 anos de nascimento do pai que deve ser aberta dia 4 de junho no parque Lagoa do Nado; um Centro de Referência Permanente de Fernando Sabino, que funcionará por pelo menos um ano no Zoológico; e uma série de eventos recreativos e educativos com a temática sobre vida e obra do autor no Parque Ecológico da Pampulha.

Programe-se Terças Poéticas

Quando. Hoje, às 19h

Onde. Casa Una de Cultura – rua Aimorés, 1.451, Lourdes

Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave