Rodrigo Minotauro inaugura academia da Team Nogueira em BH

Lutador de UFC aproveitou presença pela capital mineira para dar palestras para alunos de uma instituição de ensino

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Site oficial/Divulgação
undefined

O jeito sereno, impulsionado pela fala mansa e o andar tranquilo, mostram um Rodrigo Minotauro de um jeito bem diferente daquele que muita gente se acostumou a ver no octágono. O lutador, considerado um lenda do MMA, esteve em Belo Horizonte nesta segunda-feira, para a inauguração da 30º academia de sua equipe, a Team Nogueira. Minotauro aproveitou a passagem pela capital mineira para dar uma palestra para alunos da escola e também da faculdade Izabela Hendrix. Foi na instituição de ensino que ele atendeu a reportagem de O Tempo, com exclusividade.

Acostumado a falar para públicos de diferentes idades, Minotauro sabe que sua história de vida inspira a muitos que mostram atenção em suas palavras. "É preciso medir o que se vai dizer, pois sei que posso causar um impacto na vida de muita gente. Gosto muito de ir em escolas, falar para quem nunca pensou em fazer arte marcial, contar um pouco da minha história de vida e deixar claro a importância que perseverança e disciplina possuem. Falo da minha carreira e sei que dali podem sair alguns direto para alguma academia. Outros podem não ir, mas vão tirar lições da experiência", destaca o baiano de Vitória da Conquista.

Minotauro não foge da fama que tem e sabe que o reconhecimento que possui hoje é fruto de uma longa trajetória, antes mesmo de ser famoso e começar a lutar. "Por tudo que passei na vida, alguns falam que sou uma lenda. Fui atropelado por um caminhão com 11 anos, fiquei em coma e me recuperei. Ganhei títulos individuais e ajudei minha academia a formar campeões também. É um mix de trabalho individual e coletivo", analisa Minotauro, que se orgulho do poder de transformação que sua academia possui.

A Team Nogueira já possui filiais em várias cidades como Ananindeua-PA, Joinville-SC, além de muitas capitais do Brasil. A intenção é continuar o processo de expansão, como foco maior nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Com 37 anos, Minotauro teve duas derrotas nos últimos compromissos pelo UFC. Um para Fabrício Werdum e outro para Roy Nelson, no dia 11 de abril. Seu retorno está previsto somente para o ano que vem, em virtude de lesão no joelho. "Perdi para dois nomes fortes da categoria peso-pesado. Sofri ruptura no ligamento e assim que conseguir um tempo, vou fazer esta cirurgia e focar na minha recuperação. Só volto a lutar em 2015", lamenta Minotauro.

Academia diferenciada

Ao todo, a academia Team Nogueira vai ocupar uma área de 750 metros quadrados no bairro Dona Clara, na região da Pampulha. O ambiente será climatizado e terá um octógono oficial para diversas atividades. “Os EUA ainda estão na nossa frente neste aspecto. Aqui faltam octógonos, mas estamos evoluindo neste aspecto”, comenta o lutador Rodrigo Minotauro.

Ele acredita que o que não faltam na sua academia são exemplos de vida. "Os verdadeiros campeões são os que entram nas artes marciais sem talento e biotipo específico, às vezes um gordinho ou uma senhora de mais idade. Eles dão duro para conseguir seus objetivos, seja ele emagrecer ou conseguir uma faixa preta. A academia tem 8.400 pessoas, 3.000 mulheres e 2.000 crianças. É uma das grandes formadoras da campeões no país, graças a um programa que funciona como um 'caça-talento'. São situações reais de vida que causaram transformações drásticas, todas para melhor", comenta.