Fotos de 'bumbuns' de hamsters viram mania no Japão

Fenômeno foi batizado de hamuketsu, ou a mistura das palavras 'hamster' e 'bumbum', em japonês; nos últimos dias, mais de 40 mil cópias de livros desses roedores já foram vendidas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Reprodução / Twitter Qikipedia
undefined

Nas livrarias do Japão, uma categoria tem despertado interesse especial do público: trata-se do hamuketsu, ou a mistura das palavras 'hamster' e 'bumbum', em japonês. Nos últimos dias, mais de 40 mil cópias de livros de fotos retratando os mais diferentes ângulos dos 'traseiros' desses roedores já foram vendidas.

O sucesso foi tão grande que um dos editores decidiu lançar uma página no Facebook inteiramente dedicada aos 'bumbuns' dos hamsters. Em pouco tempo, o espaço virtual atraiu milhares de fãs e centenas de fotos já foram postadas por usuários.

"A melhor coisa sobre o hamuketsu é que é muito fofo", disse um porta-voz da Basilico, uma das editoras envolvidas na publicação de livros do gênero, em entrevista ao jornal americano The Wall Street Journal.

"Eu não consigo parar de rir quando vejo esses bumbunzinhos", acrescentou ele. Outro livro cujas vendas explodiram tem um título sugestivo: "Hamuketsu: tão fofo que faz você desmaiar".

O fenômeno reflete um aspecto da cultura moderna do Japão conhecido como kawaii, ou "fofo" ou "adorável", em japonês, que rivaliza com a devoção tradicional da arte japonesa ao minimalismo e à natureza.

BBC

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave