Manifestantes fecham via em frente ao Risoleta Neves

Servidores estaduais da saúde protestam contra as condições do Plano de Atendimento de Desastres e Catástrofes para a Copa; av. Pedro I está fechada em direção a Confins

iG Minas Gerais | bernardo almeida |

Manifestantes já fecham a saída da av. Pedro I, próximo à MG-010, em frente ao Hospital Risoleta Neves
Webréporter
Manifestantes já fecham a saída da av. Pedro I, próximo à MG-010, em frente ao Hospital Risoleta Neves

Funcionários da saúde em Minas Gerais começam a se reunir em frente ao Hospital Risoleta Neves, na região de Venda Nova, na manhã desta segunda-feira (26).

Eles já fecham a saída da av. Pedro I em direção a Confins. O movimento pretende queimar pneus no local. A BHTrans já registra reflexos no trânsito local.

Reivindicações

A manifestação de hoje foi decidida em assembleia da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais (ASTHEMG), na última sexta-feira (23). Eles reclamam do Plano de Atendimento de Desastres e Catástrofes (PAD), que o governo de Minas está organizando para a Copa do Mundo.

De acordo com os trabalhadores, não há uma equipe escalada para atender às demandas do plano, e  nenhum tipo de treinamento foi realizado com os funcionários da saúde. Eles alegam que 70% dos servidores do pronto socorro do Hospital João XXIII são novatos, o que agrava o quadro, já que nunca vivenciaram uma situação de desastre.

Outro problema para a ASTHEMG é a falta de funcionários, pois não haveria número suficiente de profissionais para atender uma demanda maior de pacientes do que a atual, o que está previsto no PAD, com a criação de setores extras.

Os servidores reclamam que tiveram folgas e férias suspensas até o fim do Mundial, além de o sistema de plantão poder ser extinto em caso de algum desastre. A categoria afirma que o Risoleta Neves opera em escala mínima de 3%, mas que no caso de o governo continuar a não responder às reivindicações, há possibilidade de uma paralisação. Em breve mais informações

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave