Focus prevê que Copom não deve mexer na Selic em maio

Os analistas esperam que o Banco Central não dê mais nenhuma alta até o fim das eleições

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo Banco Central mostra que a projeção do mercado para a taxa Selic seguiu em 11,00% ao ano para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que será realizada nesta semana, na terça-feira, 27, e na quarta-feira, 28. Os analistas esperam que o BC não dê mais nenhuma alta até o fim das eleições.

Apenas no encontro de dezembro a diretoria da instituição voltaria a elevar os juros básicos, com a expectativa de uma alta de 0,25 ponto porcentual, o que, se confirmado, subiria a Selic para 11,25% ao final deste ano. O mercado prevê a continuidade do ciclo de aperto após dezembro.

Para janeiro de 2015, a expectativa é de elevação dos juros para 11,50% ao ano. Em fevereiro, subiria para 11,75%. Até a semana passada, a projeção era de que o BC daria, no segundo mês de 2015, um aperto mais forte, que colocaria a Selic em 12% ao ano, ficando neste nível até abril, quando seria elevada para 12,25%. Nesta semana, a perspectiva mudou e a Selic deve chegar a 12% apenas em março. Em abril, seria elevada para 12,25%, mantendo-se neste nível até o fim do ano que vem.

Leia tudo sobre: EconomiaCopompesquisaFocusSelicestávelBanco CentralBrasil