Bar de BH lança álbum de figurinhas com cem clientes mais assíduos

Na onda da Copa do Mundo, Bar do João garantiu a diversão de clientes com álbum e boas histórias

iG Minas Gerais | RAQUEL SODRÉ |

Clientes mais assíduos têm suas fotos no álbum
douglas magno
Clientes mais assíduos têm suas fotos no álbum

Um grupo de mais ou menos cem pessoas passou a tarde deste domingo (25) colando e trocando figurinhas no coração da Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A 18 dias do pontapé inicial do Mundial de futebol, poderíamos pensar que eram do Álbum da Copa. Mas não. O furor era em torno de figurinhas de pessoas muito mais ilustres naquele contexto: os frequentadores mais assíduos do Bar do João, que funciona na rua Tomé de Souza há 29 anos.

O bar lançou, na tarde deste domingo, o primeiro álbum de figurinhas de clientes do Brasil. O evento teve show da banda Uai Horses – cover de Rolling Stones – e campeonato de tapão – ou bafo –, além de muita algazarra em torno das imagens dos amigos.

A ideia do livreto foi do publicitário Alexandre Penido e do jornalista Gustavo Nolasco, ambos frequentadores do bar há cerca de 15 anos. “Pensávamos: ‘aqui só tem figura, vamos fazer um álbum?’ Mas não fazíamos nunca. Agora, com essa onda da Copa, resolvemos fazer mesmo”, conta Penido, que também aparece no miolo do álbum.

Foram produzidas 200 cópias do livreto, que tem 121 figurinhas. Cada álbum custa R$ 10 e cada pacote com cinco figurinhas, R$ 1. Os clientes foram escolhidos em uma votação em fevereiro. Antes das cinco da tarde, a fisioterapeuta Inês de Castro, de 70 anos, e o médico Caio Moreira, de 68, já estavam com seu álbum quase completo. Eles, que ilustram a figurinha de número 45, frequentam o bar há 12 anos, quando se mudaram para o prédio vizinho ao estabelecimento. “Morávamos no Sion, mas lá não tinha bar. Aqui é um bar de turma, o povo todo se gosta, todo mundo se encontra”, afirma Moreira. O casal comprou um álbum e dez pacotes de figurinhas e conseguiu muitas outras imagens trocando as repetidas. “É muito bom, muito chique estar no álbum”, gaba-se Inês.

Número 1

Por sua assiduidade, a analista de sistemas Marina Cardoso Lopes, de 32, foi a mais votada para entrar no álbum. Ela frequenta o bar há mais de 15 anos, sempre três vezes por semana ou mais. “Venho ver o futebol, ver os amigos, tomar minha cerveja. Este ‘buteco’ é uma família também para mim”, afirma. E acrescenta: “Vou pegar autógrafo de cada um ao lado de sua figurinha e vou guardar pelo resto da vida, para ver a letrinha de cada um ao lado da foto no futuro”.

A ideia agradou tanto que os envolvidos já pensam em continuá-la. “Tem muita gente reclamando que não saiu no álbum, por isso estamos pensando em uma segunda edição para o ano que vem”, adianta o proprietário do bar, João Antônio Pimenta.

Casamento de cliente foi no bar

Para a analista de sistemas Camila Junqueira, de 35 anos, o dia de seu casamento juntou duas paixões: o então namorado e o Bar do João. Camila se “casou” no bar em 2008, em uma cerimônia organizada pelos amigos. “Nós íamos fazer uma festa junina  e, como eu estava ‘recém-juntada’ com meu namorado, ficou decidido que nós seríamos os noivos”, conta. O que ela não sabia era que a turma estava organizando uma festa e tanto.

“Eles fizeram caldos, teve alianças, padrinhos e madrinhas, eu joguei o buquê, tudo como em um casamento de verdade. Minha irmã  escreveu um texto, e o João (dono do bar) se vestiu de padre e celebrou a cerimônia. Eu me senti casando de verdade”, relembra.

Os convidados e organizadores ainda se lembram com saudades. “Fui madrinha do casamento e foi lindo ela entrando ao som de Beatles, com nosso amigo a levando ao altar. Já fui madrinha de outros casamentos depois disso, mas aqui no bar é mais divertido”, confidencia Marina Cardoso Lopes, amiga de Camila.

Por ter sido protagonista de um dos dias mais memoráveis do Bar do João, Camila agora faz parte do álbum de figurinhas lançado na tarde deste domingo. 

Serviço

O Bar do João está localizado na rua Tomé de Souza, 810, na Savassi, e funciona de segunda a quarta-feira, das 11h à 1h, e de quinta a sábado, das 11h às 3h. O álbum e as figurinhas são vendidos no próprio bar.