Laterais do Atlético deixam de ser zagueiros e se tornam apoiadores

Sob o comando de Levir Culpi, Alex Silva e Emerson Conceição passam a ter responsabilidade de ajudar na saída de bola

iG Minas Gerais | VICTOR MARTINS |

Emerson da Conceição teve boa participação durante empate da equipe alvinegra com o Timão
BRUNO CANTINI/ATLÉTICO
Emerson da Conceição teve boa participação durante empate da equipe alvinegra com o Timão

Em campo a postura do Atlético com Levir Culpi já é bem diferente do que era com Paulo Autuori. A função dos laterais em campo pode explicar um pouco essa mudança em tão pouco tempo. Levir Culpi ainda não tem um mês de clube, mas com eles os laterais estão bem mais participativos do jogo. Não só no sistema defensivo.

Se com Autuori a saída de bola era função dos volantes e os laterais tinham de ficar mais presos, Levir cobra presença ofensiva de Alex Silva e Emerson Conceição, atualmente os titulares nas laterais. “É obrigação dos laterais apoiarem. Eu gosto que o lateral se aproxime, eles têm condições físicas excelentes, eles têm boa qualidade técnica, eles podem se aproximar mais do ataque, porque abre um leque de oportunidades”, explica Levir.

A cobrança que virou obrigação já é sentida pelos jogadores. E tem dado resultado. Nas duas últimas vitórias, contra Santos e Vitórias, Alex Silva e Emerson Conceição deram assistências para gols. “Ele (Levir) está pedindo muito para eu e o Emerson ajudarmos mais a equipe no apoio. Cada dia mais estamos trabalhando para poder ajudar o time com boas jogadas, pra sair gols dos nossos pés”, comentou Alex Silva, que vai ter mais uma chance como titular, já que Marcos Rocha segue no departamento médico.

A chegada do lateral é um desafio a mais para o sistema defensivo, como explica Levir Culpi. “A bola de linha de fundo é muito difícil para a zaga, então é importante que eles estejam lá. E eles estão gostando de sair mais um pouco e também não podem perder a característica defensiva, porque eles precisam fechar o sistema defensivo. Mas eles estão progredindo, estão indo bem”.  

Leia tudo sobre: atleticogalolateraisalex silvaemerson conceição