Desenho estampado

Que tal voltar a ser criança com uma dose extra de estilo? Personagens ícones estão estampando as peças. Saiba como!

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

A marca londrina Lazy Oaf criou peças especiais estampadas com o Garfield
Lazy Oaf/divulgação
A marca londrina Lazy Oaf criou peças especiais estampadas com o Garfield

Quem diria que a tendência mais forte do momento é sair por aí desfilando prints do Mickey, Simpsons, Darth Vader e outros personagens ícones de TV, cinema e quadrinhos? E o melhor: sem que isso se pareça com um desejo meramente infantil. É que . Daquela totalmente usável e que invade tranquilamente as araras das redes de fast fashion. Estão aí para provar a Riachuelo, e sua coleção de Star Wars, e a Marisa, que fechou uma novíssima parceria com o filme da Malévola, da Disney.Wmais do que nunca o universo dos cartoons virou moda

Os exemplos se multiplicam. Na passarela, o hit da vez, Star Wars e seus personagens, chamaram a atenção na semana de moda de Nova York com os vestidos da grife Rodarte. A brasileira Triton também lançou uma coleção-cápsula da saga, que retorna às telonas em dezembro de 2015. A Turma da Mônica, que comemorou seus 50 anos, virou estampas da última coleção da brasileira Apoena, trazendo o acervo de ilustrações de Mauricio de Sousa de forma revisitada. Mas foi com o Jeremy Scott, para a Moschino, e sua pegada fun como marca registrada que essa junção de moda e desenho se deu por completo. Depois de já ter explorado Bart Simpson na coleção de inverno passada e ter elevado o personagem a peça-hit nas araras, nesse inverno foi a vez de Bob Esponja dar o que falar. E há uma explicação.

“A cultura pop, sem dúvida está em foco nesta temporada, mas já vemos alguns varejistas trabalhando a tendência das estampas divertidas de uma forma bem vendável. Essas peças têm um forte apelo comercial, antes para um público mais jovem, e agora para todos”, explica Bruna Ortega, especialista em pesquisa de tendências do Grupo WGSN.

União de sucesso

O casamento de moda e cultura pop não é de hoje, embora nessa estação elas estejam em alta. De acordo com Bruna Ortega, esse resgate do universo infantil com pegada cool sempre existiu, o que muda sempre são as referências. Dos preferidos, a Disney nunca perde sua majestade. “Pode-se dizer que agora é o momento dos personagens da Disney, que também são explorados sempre, bem como os filmes infantis. As vilãs dos contos de fadas têm ganhado destaque”, explica.

Provas? A M.A.C, que já dedicou uma coleção especial de maquiagem pras vilãs da Disney, agora criou a coleção inspirada do longa-metragem “Malévola”, estrelado por Angelina Jolie, e que pretende chegar por aqui no mês que vem. A marca também anunciou que Marge Simpson será o rosto da nova coleção que pretende chegar às prateleiras em setembro.

Peter Pan?

A ideia de voltar a ser criança na moda está cada vez mais popular no fashion. Mas será uma síndrome emocional do Peter Pan, isto é, vontade de voltar a ser criança, está invadindo os closets? “Não acho que tenha relação com a síndrome, a ideia da moda é se divertir e se expressar. Como essas estampas estão em alta agora, pode ser que pessoas com vários perfis diferentes utilizem a tendência”, acredita.

De acordo com a estilista e figurinista Letânia Chaves, o retorno desses prints também pode ser associado ao grande apelo desses ícones entre o público. “Esses personagens são emblemáticos, elementos recheados de ideias, imagens e histórias muito significativas pro público a que se propõem. Por isso facilmente despertam a identificação, o afeto e, como consequência, induzem ao consumo, que é o objetivo maior da indústria”, acredita.

Do burburinho das passarelas, as criações do estilista que ousam nesse contexto alcançam seu sucesso tranquilamente quando diversas celebridades e editoras de moda são flagradas usando o look. “Na prática, só existe uma maneira de não cruzar o limite entre o cool e o ridículo: usar com verdade. Essa brincadeira é pra você, porque é você que vai se sentir confortável nela”, diz Letânia. Recado dado, vamos à apostas que selecionamos a seguir.

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