Segunda fase do Move Antônio Carlos é marcada por reclamações

Passageiros não aprovaram as novas linhas alimentadoras e tempo gasto nas viagens; não houve registro de congestionamento nas pistas mistas

iG Minas Gerais | CAROLINA CAETANO |

Usuários que precisaram usar o transporte público na manhã deste sábado (24) e tiveram que usar o Move (nome dado ao BRT de Belo Horizonte), na avenida Antônio Carlos, reclamaram do sistema.

Uma das principais insatisfações do passageiros é em relação às novas linhas alimentadoras, oito no total, que vão levar os usuários até a Estação Pampulha.

“Não gostei desse novo sistema. Gastava 30 minutos do bairro Piratininga ao centro de BH e, hoje, gastei 15 só do bairro até a estação”, disse a estudante Taís Vieira, de 18 anos.

Mesmo com agentes da BHTrans distribuindo materiais informativos, quando desceu do ônibus da linha alimentadora, Taís não sabia em qual local pegava o outro coletivo.

Quem saiu do centro para seguir em direção ao bairro, também reclamou do tempo gasto. Para os usuários, com o sistema Move, o tempo de viagem ficou maior. “Antes, do centro até a minha casa, no bairro Santa Mônica, gastava 40 minutos. Agora, no mesmo tempo, eu consigo chegar na estação e ainda tenho que esperar outro ônibus para chegar ao meu destino”, contou a secretária Renata Kely Andrade, de 32.

A BHTrans também informou que reforçaria o número de veículos das linhas 50, a mais utilizada, 51 e 52, mas o aumento da frota não foi notado pelos passageiros. Na estação, os veículos passavam de cinco em cinco minutos, mas, mesmo assim, havia uma longa fila para embarcar e empurra-empurra.

“Isso aqui está uma bagunça. Continua cheio do mesmo jeito e ninguém viu esse reforço”, reclamou a doméstica Nilza Aparecida Rocha, de 58. A dona de casa mora no bairro Copacabana e trabalha na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Antes, ela chegava ao trabalho em duas horas e, depois do Move, acredita que agora vai gastar 30 minutos a mais.

Trânsito bom

No trajeto da Estação Pampulha até o centro não houve congestionamento nas pistas mistas. O tráfego fluiu normalmente nesta manhã.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave