Insistência que dá resultado

Time marcou gols nas últimas três partidas em jogadas que saíram da linha de fundo adversária

iG Minas Gerais | Bruno Trindade |

Persistência. Levir tem treinado muitos cruzamentos nas atividades com o time na Cidade do Galo, e trabalho já está dando resultado
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Persistência. Levir tem treinado muitos cruzamentos nas atividades com o time na Cidade do Galo, e trabalho já está dando resultado

Questionados pelo baixo rendimento nos primeiros jogos do Campeonato Brasileiro, os laterais do Atlético Alex Silva e Emerson Conceição começam a dar mostras de evolução. E um dos grandes responsáveis pela melhora dos atletas em campo é o técnico Levir Culpi. Assim que chegou, o treinador identificou a deficiência nos cruzamentos e colocou os jogadores para trabalhar. A repetição exaustiva do fundamento na Cidade do Galo tem transformado as jogadas de linha de fundo em uma das principais armas alvinegras para bater os seus adversários.

O treinador atleticano considera de extrema importância aproveitar os treinamentos para aumentar o rendimento nos jogos. “Gostaria de ter treinado mais (cruzamento e escanteios), pois isso a gente pode corrigir durante o treino. É igual batedor de falta, que tem de treinar sempre também. Assim ele vai acertando mais e ganhando mais confiança para a partida”, declarou Levir antes do clássico contra o Cruzeiro.

A evolução do fundamento pode ser observada na gráfico abaixo. Na primeira rodada da disputa nacional, por exemplo, o alvinegro errou 17 cruzamentos e acertou apenas um. Na sexta rodada, o time cometeu a mesma quantidade de erros, mas obteve êxito em seis, que resultaram em três gols.

Nas três vitórias seguidas do Galo no Brasileiro, os cruzamentos da dupla de laterais foram fundamentais na marcação dos gols. Contra a Raposa, o gol de empate, marcado por Marion, saiu após jogada pela ponta direita de Alex Silva. Diante do Santos, o lateral-direito novamente deu uma assistência, desta vez da ponta esquerda, de bicicleta, para André empatar. No embate com o Vitória, Emerson Conceição colocou a bola na cabeça de Dátalo, que abriu o marcador.

Erros e acertos. O lateral-esquerdo, inclusive, é o segundo jogador que mais acerta cruzamentos no Brasileirão, ficando atrás apenas do lateral Bruno Vieira, do Fluminense.

Por outro lado, os atletas alvinegros precisam continuar aproveitando a insistência de Levir nos treinos para diminuir os erros. Emerson Conceição é o segundo atleta que mais erra cruzamentos, e Alex Silva é o segundo que mais erra passes. O ponto positivo disso é que a quantidade erros mostra que os dois, apesar das críticas no início da competição, participam ativamente das partidas.

Com a parada do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo, Levir terá mais tempo para treinar e ainda contará com os retornos de Marcos Rocha e Pedro Botelho, laterais que estão lesionados.

Fernandinho

Desfalque. Fernandinho está fora do jogo contra o Criciúma. Se atuar, o jogador terá feito sete jogos e não poderá entrar em campo por outro clube. O Galo ainda tenta renovar o seu vínculo, que termina dia 15 de junho.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave