Novas linhas a partir de hoje

Sistema é ampliado para mais 37 mil usuários que vão usar a Estação Pampulha e a Antônio Carlos

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Cerca de 37 mil usuários que utilizavam 11 linhas de ônibus dos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica e Jardim Leblon, na região da Pampulha, devem ficar atentos a partir de hoje para as mudanças no transporte coletivo. Os trajetos passam a ser feitos por oito linhas alimentadoras do Move (nome dado ao BRT de Belo Horizonte), na avenida Antônio Carlos, que ainda terá a criação de duas novas linhas troncais para a avenida Amazonas.

As novas linhas alimentadoras vão levar os passageiros até a Estação Pampulha. Lá, os usuários terão opção de pegar, além dos coletivos para o centro e a área hospitalar, outra linha troncal (5250) até o bairro Betânia, na região Oeste, sem passar pelas estações centrais.

Uma outra linha troncal, a 5401, vai entrar no corredor exclusivo da Antônio Carlos, a partir do bairro São Luiz, parar nas estações de transferência e seguir para o bairro Dom Cabral, na região Noroeste (veja quadro abaixo). As duas novas linhas troncais vão operar com veículos padrons (não-articulados).

Com essa expansão, o Move da avenida Antônio Carlos passa a ter 15 linhas alimentadoras e cinco troncais, atingindo 77 mil usuários. De hoje até depois de amanhã, o número de viagens da linha 50 (Estação Pampulha/Centro – Direta) vai passar de 117 para 276, e da linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais – Paradora) de 88 para 192 viagens. Na última semana, os ônibus já andaram lotados de passageiros que tiveram que migrar para o Move após a extinção das primeiras linhas. “A demanda tem sido maior do que o esperado, por isso, vamos dobrar a frota até segunda-feira”, explicou o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor César.

Nesta segunda etapa, os usuários do bairro Betânia devem ter ainda mais atenção porque as linhas 1207 A, B e C foram extintas, e a 5250, que irá substitui-las, não circulará em algumas ruas. Os passageiros terão que utilizar as novas linhas radiais (ver arte), fazer baldeação com o cartão BHBus e pegar até três ônibus, caso queiram ir até a região da Pampulha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave