Aplicativo para achar emprego funciona como os de namoro

Por enquanto, só empregos na área de tecnologia são oferecidos

iG Minas Gerais | Thaís Pimentel |

Aplicativo funciona para iOS e chega em breve para Android
Reprodução/Internet
Aplicativo funciona para iOS e chega em breve para Android

Está no mercado mais uma ferramenta para ajudar na busca por um emprego. A novidade do Jobr, aplicativo criado por uma empresa com sede em São Francisco (EUA), é que ele funciona com o mesmo princípio do Tinder, app que procura parceiros para relacionamentos pessoais.

Lançado no dia 4 de maio, o aplicativo permite ao usuário procurar vagas e entrar em contato direto com os empregadores. Segundo os idealizadores, a ideia é fazer com que a luta por uma colocação no mercado seja simples e até agradável.

O Jobr já está disponível na Apple Store, para a plataforma iOS. Já os que utilizam o sistema operacional Android são obrigados a entrar em uma lista de espera para baixar o aplicativo.

O aplicativo se conecta com a conta do usuário no LinkedIn (rede social dedicada ao mercado de trabalho), disponibilizando o currículo, habilidades do candidato e áreas de interesse.

Ainda há espaço para que o usuário informe sua pretensão salarial, áreas de atuação e até o local de trabalho em que deseja atuar.

Ofertas de trabalho aparecem na tela, usando o mesmo princípio do Tinder. O aplicativo oferece a descrição da vaga, procura conhecidos do usuário na empresa em questão e identifica habilidades do candidato que se encaixam na posição oferecida. Além disso, informa o local, a carga horária e o salário. Resta ao candidato aceitar o emprego ou recusá-lo.

Já para oferecer uma vaga, o processo é um pouco mais complicado. A empresa tem que entrar em contato com os administradores do aplicativo, enviar os dados referentes à proposta e esperar um retorno. Em seguida, a oferta é colocada à disposição dos usuários. A partir daí, os empregadores podem navegar pela rede, à procura de pessoas que possam se adequar à posição.

Quando o interesse mútuo acontece, uma janela de chat se abre, para que ambos possam discutir os detalhes do trabalho. Por enquanto, apenas empresas de tecnologia estão cadastradas no aplicativo.

Indicação remunerada. Se você estiver procurando uma vaga, mas encontra uma oferta que faça mais sentido para um amigo seu, o Jobr pode te pagar US$ 1000, caso sua indicação dê resultado. A cada contratação feita por meio do aplicativo, o empregador também recebe a mesma quantia.

Onde baixar

O aplicativo Jobr já está disponível para usuários da plataforma iOS, através da Apple Store.

Quem utiliza o Android deve acessar o site www.jobrapp.com, preencher um cadastro e garantir um lugar na lista de espera.

Flash

Curtição. É possível procurar por empregos disponíveis, dando “curtidas” ou “não curtidas” para cada empresa. O mesmo é feito pelas companhias que buscam novos profissionais. Quando empresa e profissional “curtirem” um ao outro, uma ligação entre os dois é feita.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave