Memória botequeira de BH

Álbum de figurinhas traz os cem frequentadores mais assíduos de um dos mais tradicionais botecos da Savassi

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

NITRO IMAGENS
undefined

[NORMAL_A]As más línguas rezam que promessa ou plano feito em mesa de bar não deve ser levado lá muito a sério. Pois foi numa conversa entre os amigos Alexandre Penido e Gustavo Nolasco, no balcão do tradicional Bar do João, que nasceu a ideia do primeiro álbum de figurinhas de frequentadores de bar já visto. A publicação será lançada amanhã, em programação na área externa do próprio Bar do João.

“Eu e Alexandre estávamos no balcão, onde costumam ficar os frequentadores mais antigos, conversando com o João, e ele deu essa ideia. Isso já tem bastante tempo. Mas eu fiquei com essa história na cabeça e fui atrás de fazer isso possível”, conta o jornalista Gustavo Nolasco.

Frequentadores do bar há aproximadamente 15 anos, os dois decidiram criar uma eleição para levantar os cem fregueses mais assíduos do local. “Tem essa história de ‘figurinha carimbada’, né? Nós optamos por fazer uma eleição porque não queríamos nós mesmos dizer quem deveria estar no álbum. Até porque o Bar do João sempre foi um lugar democrático, de várias tribos. Então, durante um período, cada pessoa recebia uma cédula, escrevia um nome e depois depositava na urna”, destaca ele. Assim surgiram os cem selecionados.

O trabalho de clicar os escolhidos coube aos fotógrafos Marcus Desimoni e Rodrigo Lima, da agência Nitro. “Isso nada é mais que contar uma história visual do bar. Para isso, eles também pensaram como seria a estética desse trabalho. Você pode notar que as fotos remetem ao bar, seja porque no fundo tem os engradados de cerveja ou porque a luz dá a entender que é um ambiente noturno, boêmio”, destaca ele.

A publicação se divide em páginas que apresentam as tribos que frequentam o local: “Tá Servido?” – que apresenta os garçons e outros funcionários – e ainda “Velha Guarda”, “Junkeiras e Cia.”, “Turma do Balcão”, “Agência de Notícias” – com os vários jornalistas que bebem cerveja por lá – e, finalmente, “A Savassi é Nossa Praia”.

Nolasco, figurinha “carimbada” número 57, se enquadra na “Agência de Notícias”, mas é frequentador com características da “Turma do Balcão”. João, dono do bar, vem na última página e são necessárias quatro figurinhas para completar sua imagem.

O álbum funcionará como outro qualquer: será vendido no Bar do João, assim como o pacote de figurinhas. “É uma coisa para poucas pessoas, com um tiragem pequena”, destaca Nolasco.

Além do lançamento, haverá uma festa na área externa do bar, com projeção de curta-metragem, varal com as fotografias que serão presenteadas aos personagens da edição e um torneio de “tapão” (brincadeira de virar as figurinhas com as mãos. Quem consegue, fica com elas).

O lançamento antecipa as comemorações de 30 anos do bar, que se completam em 2015. “A cada ano, João dá uma grande festa e nós, que somos mais próximos, sempre ajudamos. Queremos marcar essa data com outras ações. Creio que seja um lastro de memória, um jeito de preservar a história do bar”, diz Nolasco.

Agenda

O quê. Lançamento “Bar do João – Álbum de Figurinha”

Quando. Amanhã, às 12h

Onde. Bar do João (Rua Tomé de Souza, 810, Savassi)

Quanto. Gratuito.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave