‘Lado’ que surpreende

Caminhada que leva ao Portão de Brandemburgo é instigante viagem

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Catedral. Interior tem obras de arte
Milton Luiz
Catedral. Interior tem obras de arte

Ainda na avenida Unter den Linden, o roteiro pelo “lado” oriental de Berlim continua na Hackeschen Höfen para se ter uma ideia do espírito de modernidade alemão. O complexo art-nouveau, com pátios interligados, foi projetado na primeira década do século XX pelo arquiteto August Endell e revitalizado após a reunificação alemã, com instalação de lojas, cinemas, teatros e restaurantes.

Mais à frente, na praça Lustgarten, concentra-se a maioria dos turista em busca do melhor ângulo para a fotografia em frente ao Berliner Dom (ou Catedral de Berlim), imensa por fora e pequena por dentro. A curiosidade é a cripta no subsolo com 95 tumbas da família real Hohenzollern. Por trás, está a ilha dos Museus, passeio perfeito para o segundo dia.

Deve-se desviar da Unter den Linden para degustar o melhor chocolate da Alemanha na loja Fassbender & Rausch, instalada em um prédio do século XIX na rua CharlottestraBe, na Gendarmenmarkt, com réplicas em chocolate do Portão de Brandemburgo. No segundo andar, um restaurante oferece, a partir das 20h30, o jantar-show “Berlim, Eu Te Amo”.

De volta à avenida, depois de passar pelos prédios da Ópera e a Biblioteca Pública, atinge-se o Portão de Brandemburgo, um dos mais famosos acessos a Berlim na época em que era circundada pelo muro. Além da belíssima arquitetura, o monumento é o símbolo de separação das duas Alemanhas. Repare na bela quadriga (o carro puxado por quatro cavalos).

Próximo dali, o Memorial do Holocausto – projetado por Peter Eisenman e inaugurado em 2005 – consiste em 2.711 blocos de pedra cinza em variados tamanhos sobre um terreno irregular que formam um labirinto. No subterrâneo, há um museu com fotos, documentos e vídeos, com visitas guiadas em nove idiomas. Saindo de lá, relaxe na Friederichstraße, uma rua com arquitetura da nova Berlim.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave