No coração da cidade

Pela avenida se enfileiram pontos turísticos instigantes de Berlim

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Um dos pontos mais concorridos pelos turistas é Fernsehturm (ou torre da TV)
visitberlin.de/flicker
Um dos pontos mais concorridos pelos turistas é Fernsehturm (ou torre da TV)

Berlim não tem um centro. Mas se o interesse é estar perto de tudo, o local mais indicado é o Mitte, bairro onde os prédios do governo dividem espaço com museus, cafés, igrejas seculares e galerias. No Mitte, está a artéria principal da cidade, a Unter den Linden, que parte da ponte Schlossbrücke até ao Portão de Brandemburgo, o cartão-postal de Berlim.

O primeiro dia deve ser dedicado a percorrer essa avenida monumental. Comece pela vista panorâmica em 360º mais espetacular da cidade, o Fernsehturm (ou torre da TV). Só há duas opções para não enfrentar uma fila de quatro horas de espera para subir na torre de 204 m de altura: ou você compra o bilhete pela internet ou acorda às 7h.

Com capacidade limitada a 120 pessoas, o turista pode escolher entre o bilhete simples, que o leva até o observatório, e o Berlin Exclusive, um pacote VIP que inclui atendimento personalizado, sem fila e com subida prioritária. O ingresso ainda dá direito a almoço ou jantar no badalado restaurante giratório da torre, o Sphere.

Depois do monumento mais disputado, dedique um tempo na feinha Alexanderplatz, a mais famosa praça de Berlim, com seu estilão comunista, que originou a série de TV homônima de Rainer Werner Fassbinder. Além da feirinha, a praça é conexão para as estações de metrô e abriga o Urania-Weltzeituhr, um curioso relógio com diversos fusos horários de várias cidades de todo o mundo.

Berço da cidade

Nas imediações da praça está o belíssimo Roten Rathaus, o edifício neorrenascentista da prefeitura, de tijolinhos vermelhos, com torre de 74 m. Por trás do prédio pode-se atingir o Nikolaiviertel (ou Quarteirão de São Nicolau), o berço da capital alemã, uma simpática vila histórica com ótimas lojinhas de suvenires, restaurantes e galerias de arte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave