Estudantes encontram dificuldades para realizar inscrição no Enem

Até às 20h, o exame estava com mais de 8,2 milhões de inscritos, número recorde, e que representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Prazo para inscrições termina nesta sexta-feira (23)
DIVULGAÇÃO / SITE INEP
Prazo para inscrições termina nesta sexta-feira (23)

Os candidatos que deixaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a última hora reclamam da lentidão e da dificuldade de acesso ao sistema, assim como ao serviço 0800-616161. Faltam apenas algumas horas para o fim do prazo, que vai até as 23h59, desta sexta-feira (23), no site no Enem. Até às 20h, o exame estava com mais de 8,2 milhões de inscritos, número recorde, e que representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado.

Pelas redes sociais, os candidatos reclamam da lentidão. "Só lembrei de fazer a inscrição do Enem hoje e o site não carrega", diz uma usuária pelo Twitter. "Fazendo a inscrição pro Enem, vou ficar aqui até amanhã com essa lentidão", diz outro usuário do microblog. A Agência Brasil tentou acessar o site, a página carregou após 30 minutos de espera.

Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o sistema está operando dentro da normalidade. A página está com 2.170 acessos por minutos e tem capacidade para chegar a 5 mil. A recomendação é que os candidatos continuem tentando.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, por meio da Ouvidoria, o caso de um pai que não está conseguindo fazer a inscrição da filha no exame, porque o CPF dela não está sendo reconhecido. Ele diz que tenta fazer a inscrição desde o dia 17 e que, inclusive, já procurou a Receita Federal para verificar se há algum problema com o CPF. Nada foi identificado. O pai reclama que não consegue contato pelo telefone.

O Inep explica que o sistema de inscrição utiliza um banco físico da Receita, recebido antes do período de inscrição. No entanto, o sistema faz uma busca também online para verificar a existência do CPF. Casos como o do pai que procurou a EBC podem acontecer se o CPF tiver sido emitido muito recentemente e não constar na base de dados. A recomendação é ligar para o serviço de atendimento 0800-616161. Uma equipe de plantão atenderá as ligações até às 23h59.

O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro. Feita a inscrição, os candidatos têm até o dia 28 para efetuar o pagamento da taxa de R$ 35. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da EBC que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave