Empresa de turismo vende pacotes para shows que não existem

O site da empresa já incluiu a opção de "comprar" para um pacote turístico que tem como destino a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde está programado um suposto show de abertura da Copa do Mundo com apresentações de Beyoncé e Paul McCartney; o evento não foi confirmado nem pelos artistas, nem pela Fifa

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Banner do evento começou a ser divulgado em janeiro deste ano, logo após o início dos boatos
Reprodução/ Facebook
Banner do evento começou a ser divulgado em janeiro deste ano, logo após o início dos boatos

Com base em uma especulação levantada no início deste ano, uma empresa mineira de turismo que promove passeios e caravanas já começou a divulgação para um suposto show de Paul McCartney e Beyoncé, que estaria programado para acontecer no dia 14 de junho, em Copacabana, no Rio de Janeiro, dois dias depois da abertura oficial da Copa do Mundo, que acontece em São Paulo. O show, no entanto, não foi confirmado pela Fifa e nem pelos artistas. O ex-beatle, inclusive, tem show já agendado para a mesma data, só que nos Estados Unidos, de acordo com seu site oficial. No dia 14 de junho ele irá se apresenta em Lubbock, cidade do Texas.

No site da empresa Agotur, o evento é anunciado como “especial para a abertura da Copa”, mas nada foi oficialmente divulgado pela Fifa. A Agotur especifica que o show é tem entrada franca, sem a necessidade de ingresso, mas vende o pacote para a viagem ao Rio com tudo incluso: ônibus de luxo e serviço de bordo, cobertura fotográfica e edição de vídeo especial, guia Embratur e acompanhamento de monitor, seguro de viagem, sorteio de brindes e festa de reencontro em Belo Horizonte. O valor do serviço é R$ 248,00, com desconto de 15%, passando para R$ 210,00.

A página da Agotur não apontou nenhum telefone fixo, mas quatro números de celulares. Em um deles, um dos responsáveis pela empresa informou que o show não foi mesmo confirmado, e que o site ainda não disponibilizou a compra, apenas reservas. Questionado sobre a opção de comprar o pacote no site, ele disse que não houve ainda nenhuma compra, mas que já há interessados e que a empresa ficou de ligar para eles na segunda-feira (26) para informar sobre o show.

O pacote já está sinalizado como disponível para compras no site, que estabelece, inclusive, as seguintes opções de pagamento: dinheiro na entrega ou transferência bancária. Cerca de um mês antes do início da opção de comprar o pacote no site, a empresa soltou o anúncio do evento, que já sugere uma especulação:

"Se você perdeu os showzaços de Beyoncé e Paul McCartney no Brasil em 2013, não se lamente. Em 2014 você terá outra oportunidade. O colunista do jornal O Globo Anselmo Gois cravou faz um tempinho, no fim de setembro, que os dois estariam de volta ao país para se apresentar em um megashow na praia de Copacabana, no Rio, durante a Copa do Mundo. Segundo Gois, a Fifa contratou a empresa Control Room, dos EUA, para produzir o espetáculo. Uma coisa é certa todo mundo vai querer tocar no Brasil durante a Copa do Mundo e a coisa vai bombar". 

Divulgação intensa

O estudante Alberto Lage, 20, contou que  viu o cartaz na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e que ele foi colocado em vários andares e autorizado pelo centro acadêmico. “Eu gosto muito do Paul e fui a quatro shows nas últimas visitas dele ao Brasil. Cheguei a ler os boatos, mas todo mundo sabe que são falsos. Quando eu vi esse anúncio, achei tão absurdo que postei na internet pra fazer piada. Depois, alguns colegas comentaram comigo que tinham acreditado, mas felizmente avisei a tempo e ninguém que eu conheço comprou", disse. 

No Facebook da empresa, o banner de divulgação do suposto evento foi postado ainda no início do ano, em janeiro. Além disso, a imagem de capa da página é o anúncio do show da Beyoncé e do Paul McCartney em Copacabana.

A abertura da Copa do Mundo está marcada para o dia 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo. No mesmo dia e local, jogam Brasil e Croácia, dando início ao mundial. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave