Abatedouro é responsável pela contaminação da água em Barbacena

Uma mancha escura foi percebida no córrego dos Caetés, e reduziu em 30% o fornecimento da Copasa na cidade; restabelecimento será avaliado ainda nesta quinta (22)

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

A contaminação em um dos córregos que abastecem Barbacena, no Campo das Vertentes, foi confirmada pela Copasa. Pelo menos 30% do fornecimento foi suspenso, depois que uma mancha escura foi observada no córrego dos Caetés, e uma amostra da água ter sido analisada nessa quarta (21).

Conforme a Copasa, uma falha no sistema de tratamento de efluentes de um abatedouro de animais provocou a situação, deixando sem água  20 bairros da região Noroeste da cidade.

Por motivo de segurança, a área continua isolada e a captação, suspensa. As condições para restabelecimento do abastecimento nas áreas atingidas serão reavaliadas ainda nesta quinta-feira (22).

Ainda segundo a assessoria, a Copasa mantém as manobras de abastecimento, captando água do Córrego Carás, em Alfredo Vasconcelos. A Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) já esteve no local para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis com relação ao incidente.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave