Fifa marca jogo no Itaquerão em 1º de junho

Estádio será colocado à prova mais uma vez, de acordo com Jérome Valcke

iG Minas Gerais | Agência Estado |

Primeiro evento-teste considerado pela Fifa será em 18 de maio, partida entre Corinthians e Figueirense
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Primeiro evento-teste considerado pela Fifa será em 18 de maio, partida entre Corinthians e Figueirense

Pouco depois de a partida entre Corinthians e Cruzeiro ser desmarcada como um teste para o Itaquerão, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke foi ao Twitter para avisar que o estádio paulista da Copa do Mundo receberá mais um jogo-teste antes do Mundial, em 1.º de junho. Em nota, a entidade máxima do futebol não deixou claro se a partida envolverá o Corinthians.

"O segundo evento-teste antes da abertura acontecerá no Itaquerão em 1.º de junho", escreveu Valcke, no Twitter. Em comunicado à imprensa, a Fifa diz que solicitou formalmente à CBF a realização de um segundo evento-teste no Itaquerão em 1.º de junho e que a CBF tenta remanejar um dos jogos do Brasileirão "para assegurar que o teste atraia uma capacidade maior do que 50 mil espectadores".

De acordo com a Fifa, "é vital para os organizadores que todas as instalações sejam testadas nas reais condições de jogo, incluindo o uso dos assentos temporários e das instalações adjacentes". Na abertura do Itaquerão, domingo, quando o Figueirense venceu o Corinthians por 1 a 0, o público foi de 36 mil pessoas, com as arquibancadas provisórias ainda fechadas.

Além disso, a entidade máxima do futebol explicou que desistiu de realizar o jogo entre Corinthians e Cruzeiro às 16h do dia 28 de maio no Itaquerão "depois de um pedido das autoridades locais para minimizar o impacto na rotina operacional da cidade".

A partida do dia 1.º de junho no Itaquerão deverá ser entre Corinthians e Botafogo. Para isso, porém, a CBF terá que quebrar uma rotina e alterar o mando de campo do confronto, uma vez que o time carioca é que deveria jogar em casa. Assim, a partida no Rio aconteceria no segundo turno.

A se confirmar a mudança, o Botafogo passaria a fazer três jogos seguidos como visitante e o Corinthians, por sua vez, três partidas consecutivas como mandante, sequências que são vetadas pelo regulamento do Brasileirão.

Também pela nona rodada, no domingo dia 1.º de junho, o São Paulo enfrenta o Atlético Mineiro no Morumbi. O Santos entra em campo no mesmo dia em São Bernardo do Campo, região metropolitana da capital, para pegar o Criciúma. O Palmeiras joga fora de casa, diante do Grêmio.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave