Led Zeppelin é acusada de plagiar "Stairway to Heaven"

Clássico do rock teria sido copiada de uma canção de 1968 da banda Spirit; advogado tenta impedir relançamento de álbum

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Divulgação
undefined

A banda de rock americana Led Zeppelin está sendo acusada de roubar a introdução da música de 1971 "Stairway to Heaven" de uma canção de 1968, da banda Spirit.

Segundo a revista "Rolling Stone", o advogado Francis Alexander Molofiy tenta impedir o relançamento do álbum "Led Zeppelin 4" alegando que o guitarrista do Spirit, Randy California -morto na década de 1990- deve receber créditos pela música.

De acordo com o ex-baixista da banda, Mark Andes, os integrantes do Led Zeppelin ouviram a canção "Taurus", do Spirit, quando as duas bandas fizeram uma turnê juntas no final da década de 1960.

"A clareza é de agora, e não da época do infringimento. Eu não sei explicar, mas é óbvio, e nota por nota", disse Andes quando questionado por que a acusação está sendo feita apenas agora, décadas após o lançamento de "Stairway to Heaven".

A família de California ainda alegou que não tinha recursos para entrar com um processo antes. O Led Zeppelin foi formado no final da década de 1960 e se destacou nos anos seguintes, com hits como "Stairway to Heaven". A banda se separou em 1980, após a morte do baterista John Bonham.

O grupo agora pretende relançar, em junho, os primeiros três álbuns da banda. Enquanto isso, seus ex-membros trocam farpas na mídia sobre um possível retorno da banda.

O guitarrista Jimmy Page disse em recente entrevista ao "The New York Times" que estava "saco cheio" do ex-vocalista da banda, Robert Plant, por atrasar os planos de reunião do grupo.

Algumas semanas antes, Plant criticou os "dinossauros do rock dispostos a voltar aos palcos apenas por dinheiro", durante conversa com um jornalista da "Rolling Stone".

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave