Doodle celebra os 40 anos do cubo mágico

Jogo foi criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik; de acordo com a empresa que fabrica o objeto, a articulação dessas peças gera 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

arquivo stockxpert
undefined

O cubo de Rubik, ou mais conhecido como "cubo mágico", completa 40 anos e ganha homenagem do Google, que preparou o Doodle desta segunda-feira (19) para celebrar a data. Brinquedo que desafia crianças e adultos, o cubo ganhou o espaço que é da logomarca do buscador. No site, o internauta pode tentar completar o desafio de deixar cada face do objeto com uma cor única. Para isso, utiliza um menu na barra inferior do Doodle, que dá instruções necessárias e permite que o usuário compartilhe seu "resultado" por diferentes redes sociais.

O cubo Criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik, o quebra-cabeça em três dimensões ganhou o prêmio de “Jogo do ano” na Alemanha no ano de seu lançamento. O próprio Rubik demorou um mês para solucionar seu próprio desafio pela primeira vez. Hoje ele é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo: o objeto atingiu um total de 900 milhões de unidades vendidas.

Feito, geralmente, em plástico, o Cubo de Rubik possui várias versões, sendo a 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Cada uma das faces está dividida em nove partes (3x3), em um total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do cubo. De acordo com a empresa que fabrica o objeto, a articulação dessas peças gera 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave