COL admite problemas, mas aprova Itaquerão em teste

Organizadores comemoraram a ausência de problemas graves e uso de transporte público pelos torcedores

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Ao lado de Xuxa, ex-presidente do clube Andrés Sanchez considerou o teste positivo para a Fifa
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Ao lado de Xuxa, ex-presidente do clube Andrés Sanchez considerou o teste positivo para a Fifa

“Foi um dos melhores testes que a gente realizou." A definição do diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, conhecido por seu otimismo, mostra também alívio pelo fato de o Itaquerão não ter apresentado problemas graves neste domingo, quando recebeu um público pagante de 36.123 pessoas e foi testado para valer.

“Claro que não saiu tudo 100%, teve vazamento em algumas áreas, uma goteira, um elevador que não funcionou", disse Trade. “Mas são coisas que podem acontecer até na casa da gente, agora é trabalhar para a correção", avaliou.

Responsável pela Arena Corinthians, o ex-presidente do clube Andrés Sanchez considerou que o teste deste domingo deu à Fifa uma “base muito grande para fazer um jogo de abertura de Copa". Ele reconheceu a necessidade de ajustes. “Mas é tudo novidade para nós. Estamos aprendendo como se opera uma arena desse tamanho. Mas jogo a jogo vamos melhorando", afirmou.

Andrés se referiu ao evento de 10 de maio, quando o estádio recebeu 17 mil pessoas, e o deste domingo. O Itaquerão não foi nem será testado para um público de 68 mil pessoas, capacidade dos jogos da Copa do Mundo.

Nesta segunda-feira, o COL deverá divulgar um relatório mais completo da operação e dar detalhes das áreas que precisam de aperfeiçoamento, e o que será feito. “Mas posso dizer que foi muito satisfatório (o teste) e que o treinamento do pessoal (voluntários, orientadores, etc.) vai ser constante", disse Trade.

Os organizadores do teste estavam especialmente satisfeitos com o que definiram como “adesão maciça" dos torcedores ao transporte público. “90% vieram de trem e metrô. Isso é uma vitória para nós".  

Leia tudo sobre: itaquerãoCopa do Mundoevento teste-fifacolcorinthiansfigueirenseelevadorgoteiracoberturachuvaproblemasandrés sanchez