O braço direito

iG Minas Gerais | Diego Costa |

undefined

A versão 2014 da Família Scolari estava quase completa. Mas cabia mais um, o 23º elemento. E o escolhido foi o zagueiro Henrique, do Napoli, da Itália, que ficou com a vaga de quarto zagueiro da seleção brasileira. Venceu a disputa com Miranda, do Atlético de Madrid, que está na lista dos sete suplentes.

Henrique Adriano Buss, paranaense de Marechal Cândido Rondon, foi revelado no Coritiba, em 2007. No ano seguinte, foi para o Palmeiras. Pelo clube paulista, acabou se destacando e sendo vendido ao Barcelona. No entanto, não chegou a jogar no time catalão. Foi repassado ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, e, em seguida, emprestado para o Racing Santander, da Espanha.

Depois de três anos fora do país, Henrique voltou ao Brasil. O Barcelona emprestou o jogador para o Palmeiras, que já tinha o comando de Felipão, em 2011. E foi nesse período que o zagueiro ganhou a confiança do agora técnico da seleção brasileira.

Na disputa da Série B de 2013 e da Copa Libertadores, Henrique também se destacou. No mesmo ano, voltou à Europa. No Napoli, não tem tantos jogos e está sendo escalado até mesmo como lateral-direito. Mesmo assim, Felipão convocou o atleta e fez questão de ressaltar que confia plenamente no jogador, espécie de braço direito dentro do elenco.

 

 

Serviços prestados como volante

Pode-se dizer que a vaga de Henrique na Copa do Mundo de 2014 pode ter começado a ser construída dois anos antes da competição. No dia 13 de junho de 2012, Palmeiras e Grêmio se enfrentaram pela semifinal da Copa do Brasil, no Rio Grande do Sul. Felipão fez uma alteração que foi determinante para o triunfo sobre o time comandando por Luxemburgo. O zagueiro Henrique foi adiantado e jogou como primeiro volante. Foi muito bem na função. O Palmeiras venceu por 2 a 0 e deu grande passo para chegar à final e conquistar o torneio, batendo o Coritiba na decisão. Outras vezes, Henrique também foi acionado para jogar como volante. Felipão não se esqueceu dos serviços prestados pelo zagueiro/volante e fechou sua família que vai buscar o hexa com o versátil atleta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave