Troca de figurinhas une colecionadores

iG Minas Gerais |

Encontro. Praça República do Líbano, na Barragem Santa Lúcia tem recebido centenas de colecionadores todos os fins de semana
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Encontro. Praça República do Líbano, na Barragem Santa Lúcia tem recebido centenas de colecionadores todos os fins de semana

Pelo gramado, calçadas, bancos e escadas da praça República do Líbano, na Barragem Santa Lúcia, região Centro-Sul da capital, os colecionadores do álbum da Copa do Mundo terão uma certeza: vão trocar bastante figurinhas e, quem sabe, completar a coleção.

Desde os anos 90, a praça é referência para marmanjos e crianças amantes do hobby. Nos fins de semana, especialmente no domingo, centenas de pessoas transformam o espaço em uma grande feira de escambo.

A gerente comercial Daniela Santa Cecília levou a sobrinha Valentina, de 5 anos, pela primeira vez ao local. “É muito bacana. As crianças aprendem a questão da troca e faz novas amizades”, destaca Daniela, que passou quase duas horas da manhã de ontem trocando figurinhas. “Voltamos sem nenhuma repetida”, completa.

O que mais chama a atenção é o espírito de solidariedade. Quem, por acaso, acha uma figurinha que não tem no bolo do outro, o novo amigo troca por uma figurinha repetida mesmo. “As pessoas se ajudam mutuamente”, conta o professor universitário Rubem Ramos.

Além da troca direta entre frequentadores, a banca de jornal da praça também oferece serviço de permuta. Quem compra pelo menos dez pacotes, ganha o direito de esmiuçar a caixa de repetidas. É uma boa opção, principalmente para quem está próximo de completar.

As trocas acontecem na base de 2 por 1, o que mantém o estoque cheio. Mas, como muita gente procura a banca, fica difícil colocar as figurinhas recebidas na ordem numérica (o que dificulta a procura por um jogador considerado difícil). Apenas durante a semana, os funcionários da banca vão ordená-las. Quem quiser também pode comprar cada cromo por R$ 0,30.

Belo Horizonte tem outros pontos de encontro para a troca de figurinhas, tanto para o meio quanto para os fins de semana (confira abaixo). Usar as redes sociais para informar as figurinhas restantes para completar o álbum também tem sido mania.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave