Copa Levorin conhece campeões no Sprint Eliminator

Etapa, que acontece em São João del-Rei, foi aberta com prova que tem características específicas, como explosão e concentração

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Erika Gramiscelli começou bem segunda etapa em São João del-Rei após ir mal em Araxá
BRUNO FERNANDES - NOISPEDALA
Erika Gramiscelli começou bem segunda etapa em São João del-Rei após ir mal em Araxá

Antes da prova principal da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, em São João del-Rei, os competidores tiveram a chance de 'esquentar as pernas' com a disputa do Sprint Eliminator, que acontece em percurso bem menor e exige características diferentes do formato cross-country, marcado para este domingo.

A prova aconteceu no último sábado e terminou com vitória do carioca Henrique Avancini e da mineira Erika Gramiscelli. Eles levaram para casa 15 pontos na competição e outros 10 no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Parceria entre o evento e a Federação Mineira de Ciclismo (FMC) deu, aos atletas filiados, o título mineiro da prova. O suíço Lukas Kaufman e Isabela Lacerda saíram da cidade histórica com a conquista no currículo.

"É uma surpresa para mim. Estou muito feliz. Moro no Brasil há pouco tempo, em Belo Horizonte, estou competindo nas principais provas e gosto muito do Sprint Eliminator. Já corri muito na Europa, em etapas da Copa do Mundo, e acho muito legal. Este foi o primeiro e estou muito alegre pelo título", comemora O gringo.

Lacerda também agradeceu pela conquista. "É bem legal esse novo espaço que a Federação Mineira está abrindo, com o campeonato de sprint. Fiquei bem feliz de ter mais este título na minha carreira. É sempre importante, ainda mais um título estadual. É ser vencedora em seu estado de origem", declara.

Depois de fazer o melhor tempo nas baterias para definir a classificação, Gramiscelli entrou com tudo para não dar chance às adversárias. Ela começa, então, a se recuperar, depois de uma má primeira etapa, em Araxá

"Esta prova sempre tem adrenalina do início ao fim. Estou muito feliz e determinada nesta etapa. Vim para ganhar. Não tive uma boa atuação em Araxá, devido a uma lesão. A competição vale pontos para o ranking da UCI e Brasileiro, com adversárias bem preparadas e focadas. Com tanto tempo de mountain bike, precisava dessa vitória, seja no Eliminator ou em outra modalidade", indica a mineira.

Já Avancini, atual líder da competição, teve que se recuperar depois fazer apenas o sétimo melhor tempo nas classificatórias.

"Cresci nas baterias, na final fiz minha melhor largada e consegui encaixar bem atrás do Valmor Hausmamm. Rubinho teve problemas mecânicos, o que mudou a estratégia. A decisão foi redondinha e estou muito contente com essa vitória. Foi muito legal", completa.

Resultados do XCE (Sprint Eliminator)

Masculino: 1- Henrique Avancini (Caloi Team) 2- Lukas Kaufmann (Focus) 3- Valmor Hausmamm (Free Force) 4- Rubens Valeriano (Merida) 5- Daniel Grossi (Guma) 6- Patrício Farias (CHILE) 7- José Gabriel Marques (Specialized) 8- Mario Antônio Veríssimo (Iceracing)

Feminino: 1- Erika Gramiscelli (Circuit) 2- Noelia Rodriguez (ARG) 3- Sofia Isabel Subtil (BMC Race) 4- Isabella Lacerda (LM Bike/Shimano) 5- Roberta Stopa (Damatta) 6- Liege Walter 7- Raiza Goulão (Soul Riders/Shimano) 8- Aline Lombello (Durão Bikes)

Campeonato Mineiro

Masculino: 1- Lukas Kaufmamm (Focus) 2- Daniel Grossi (Guma) 3- Guilherme Saad (Lelin bike)

Feminino: 1- Isabella Lacerda (LM Bike/Shimano) 2- Liege Walter 3- Aline Lombello (Durão Bikes)