Com renda variável, classe C só é classe média quando dá

Benefícios sociais são parte fixa

iG Minas Gerais |


Poder de compra da nova classe média varia a cada mês
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Poder de compra da nova classe média varia a cada mês

São Paulo. Um estudo detalhado sobre os ganhos e os gastos das classes C, D e E trouxe um dado novo sobre a classe C, considerada a nova classe média do país: a renda dessa parcela da população não é tão estável quanto se pensa. Na verdade, tanto o valor quanto as fontes de rendimento tendem a mudar, às vezes drasticamente, mês a mês. “Podemos dizer que a classe C é classe média quando dá”, analisa a sócia diretora da Plano CDE, consultoria especializada em baixa renda, Luciana Aguiar. A empresa foi responsável pelo estudo.

A pesquisa foi feita com 120 famílias, de 64 comunidades de centro urbanos em quatro capitais - Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco, São Paulo e Rio Janeiro. Por causa do número reduzido de entrevistados, a pesquisa não tem valor estatístico.

O seu grande diferencial é a profundidade. Os pesquisadores tiveram acesso irrestrito à contabilidade das famílias por seis meses, o que faz com que os resultados tracem uma radiografia fidedigna dos padrões de comportamento dessa parcela da população. “A pesquisa é baseada no que se chama de Diários Financeiros, que acompanham as fontes de receita e os gastos”, diz Luciana.

O orçamento de todas as famílias pesquisadas variou ao longo dos seis meses. Uma delas atravessou quase todas as classes. Foi pobre, vulnerável, passou três vezes pela classe C e, por fim, entrou na B. Segundo Luciana, isso ocorre porque apenas uma parte da renda é certa, e nem sempre por causa de um emprego com carteira assinada.

Aposentadoria, pensão, bolsa família e outros benefícios sociais, muitas vezes, são a única parcela fixa da renda. O restante – que não raro responde pela maior parcela do ganho – é coberto por bicos e atividades paralelas, como venda de cosméticos ou fazer salgados para fora.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave