Movimento pela desaceleração

iG Minas Gerais |

Primeiro evento SlowKids em parque reuniu 1.500 pessoas em SP
Mariana Chama / Divulgacao
Primeiro evento SlowKids em parque reuniu 1.500 pessoas em SP

Menos contato com a tecnologia e mais interação dos pais e filhos com a natureza. Baseado no conceito “slow”, que prega a desaceleração em vários aspectos da vida, as produtoras Tatiana Weberman e Juliana Borges desenvolveram, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, encontro de crianças em parques e praças de São Paulo cujo foco é trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.

“Não é um estilo de vida, é um movimento para passar os conceitos para pais e mães. Queremos proporcionar aos pais e filhos um dia para eles se relacionarem com menos tecnologia e um contato maior com a natureza”, afirma a idealizadora do projeto.

Segundo Tatiana, a ideia surgiu da observação de como a interação estava restrita a meios tecnológicos ou terceirizada a outras pessoas. “Vi que as crianças iam em parques com babás ou que os pais ficavam no celular enquanto as crianças brincavam. É verdade que os tempos mudaram, antigamente se brincava na rua e tinha uma segurança maior, mas quando propomos experiências em lugares abertos, isso acaba proporcionando uma interação e aí todo mundo brinca”, defende. A psicóloga Ana Maria Rossi diz que qualidade do tempo é mais importante do que o número de horas que se passa junto. “O diálogo com os pais é fator extremamente importante para aliviar o estresse das crianças, mas infelizmente isso não tem acontecido. É preciso falar sobre os sentimentos no dia a dia não como cobrança, mas para que a criança sinta o interesse”, diz. (LM)

Virada cultural

Agenda. A Respire Cultura realiza hoje em São Paulo o segundo evento SlowKids, das 14h às 19h, com piquenique, música, arte, mini-horta e brincadeiras de quintal.

www.slowkids.com.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave