Sedutora diversidade

O mosaico cultural paraense encanta os visitantes

iG Minas Gerais | Fernando Almeida |

Dança de carimbó em um passeio de barco pela orla de Belém e ao fundo, o famoso Mercado Ver-o-Peso
Luiz Braga Paratur/divulgação
Dança de carimbó em um passeio de barco pela orla de Belém e ao fundo, o famoso Mercado Ver-o-Peso

Imagine-se em um lugar moldado pela tradição de uma cultura imponente, uma culinária rica e diversificada e um povo acolhedor. Se você gostou de todos estes atributos, irá sentir-se em casa em uma visita a Belém, a capital do Pará, que é conhecida como a porta de entrada da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.

O calor e as chuvas quase diárias são dribladas nos vários atrativos que a cidade oferece, podendo o turista se esconder debaixo dos milhares pés de manga distribuídos pelas ruas e praças, nos museus que relatam os detalhes dos 398 anos de história da metrópole, nas igrejas que movem a fé de brasileiros e estrangeiros, ou nos diversos outros pontos turísticos que tornam este lugar tão inspirador. Para ver pulsar a cultura local é necessário visitar a Cidade Velha.

O primeiro núcleo urbano de Belém foi restaurado e batizado de Feliz Luzitânia, em homenagem aos fundadores portugueses. Este complexo turístico engloba lugares importantes para contar a história da cidade como o Forte do Presépio, marco da fundação da cidade, a Casa das 11 Janelas, centro de arte moderna e contemporânea, e o grandioso Teatro da Paz, um dos monumentos mais luxuosos do Brasil.

Uma amostra fiel da pujante capital paraense é facilmente encontrada no Ver-o-Peso, o mercado que guarda cores, sabores, cheiros e histórias intermináveis. Na maior feira livre da América Latina, o conhecido açaí, visto em esquinas do Brasil afora, é apenas uma pincelada de um rico e detalhado quadro criado, principalmente, pelos índios com respingos ‘estrangeiros’.

Noite agitada

Para se divertir à noite, Belém também reserva a tradição e singularidade no menu de escolhas para o turista. O Palafita é escolhido pelos mais jovens pelo seu clima mais agitado, enquanto a Estação das Docas tem à disposição dos visitantes restaurantes com música ao vivo regados à cerveja artesanal da melhor qualidade.

Imperdível

Outro lugar especial no Estado é Alter do Chão, que cativa turistas de toda a parte do mundo com suas areias brancas e águas transparentes. A cidade é uma escolha perfeita para quem gosta das aventuras do ecoturismo, mas também para o visitante que, simplesmente, deseja relaxar cercado por um cenário estonteante.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave