São João del-Rei pronta para receber etapa da Copa Internacional

Cidade histórica será sede da segunda etapa de uma das mais importantes competições do país na modalidade

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Etapa deste final de semana será a segunda de um total de quatro da Copa Internacional
Bruno Senna
Etapa deste final de semana será a segunda de um total de quatro da Copa Internacional

O campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) será o palco, pelo segundo ano consecutivo, de etapa da Copa Internacional Levorin de mountain bike. As disputas começam nesta sexta, com treinos livres para o eliminator, prova de percurso curto, que vale pontos no ranking da União Ciclística Internacional. As maiores disputas estão programadas para domingo, dia da principal prova no formato cross-country.

Estão programadas, ainda, corrida noturna, passeio ciclístico e competição exclusiva para os amadores.

Apesar da maior parte dos participantes ser formada por anônimos, muitos atletas da elite estarão presentes em busca de bons resultados. É o caso das brasileiras Isabella Lacerda, Raiza Goulão, Roberta Stopa e Erika Gramiscelli, que terão a argentina Noelia Rodriguez como grande adversária. No masculino, o argentino Dario Gasco e os chilenos Sebástian Maldonado, Pato Farias e Pedro Gangas tentarão superar os brasileiros Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt e Rubens Valeriano.

Avancini, inclusive, venceu todas as provas na etapa de abertura, em Araxá. Perto de disputar duas etapas da Copa do Mundo, ele espera ir bem na cidade histórica.

“Voltei a me sentir forte novamente e agora estou afinando as minhas pernas. Nas próximas três semanas eu tenho a CIMTB e duas etapas da Copa do Mundo de MTB para percorrer”, destaca o atleta. Recentemente, ele participou de provas no estilo enduro, que lhe deu uma experiência diferente para a sequência da temporada.

“Fiz um treino diferente, que aconselho inclusive a qualquer piloto de cross-country que esteja em busca de evolução rápida e eficiente. O enduro é a melhor maneira de trabalhar técnica, concentração, estudo de linhas e principalmente a resistência em descidas. Foi um treino muito produtivo e divertido”, indica.

A liderança da elite feminina é da mineira Isabella Lacerda, que também levou todas as provas da etapa de abertura.

São esperados mais de 800 ciclistas de 11 estados brasileiros.

Programação oficial em São João del-Rei:

Sexta - 16 de maio 13h às 14h: Treino livre XCE - Eliminator na UFSJ (proibido treinar sem equipamentos de segurança) 14h: Tomada de tempo do XCE

Sábado - 17 de maio 9h: Finais do XCE - Eliminator na UFSJ e em seguida premiação da prova 10h: Abertura da secretaria para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio 10h às 17h: Treino livre XCO (proibido treinar sem numeral e equipamentos de segurança) - trecho usado pelo XCE - Eliminator estará indisponível para treino durante a competição. 14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde) saindo da Ophicina Bike Shop 17h45: Congresso Técnico com atletas e equipes 19h: Largada da CIMTB Pearl Izumi Night Run

Domingo - 18 de maio 08h: 1ª Largada - Copa LM BIKE de Amadores (exceto Segurança Pública + Júnior Feminino) 10h: 2ª Largada - CIMTB Levorin (Sub-45, Sub-17, Sub-50, PNE, Sub-55, Sub-60, Over-60, Segurança Pública (Copa LM BIKE de Amadores) e Sub-15) + Mirim (pista exclusiva) 11h: Premiação das categorias da 1a Largada 12h: 3ª Largada - CIMTB Levorin (Júnior, Sub-30, Sub-35, Sub-40) 13h15: Premiação das categorias da 2ª Largada + Concurso de Redação e Desenho 14h: 4a Largada - CIMTB Levorin (Super Elite e Elite feminina) 14h45: Premiação das categorias da 3ª Largada 16h15: Premiação das categorias da 4ª Largada