Estoque baixo de sangue suspende cirurgias eletivas em Belo Horizonte

Suspensão vai até a próxima segunda, mas, se não houver doares, prazo pode ser prorrogado; até essa quinta, todos os grupos negativos estavam praticamente zerados

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Grupo “O” está com estoques 90% mais baixo do que o ideal
Alex de Jesus
Grupo “O” está com estoques 90% mais baixo do que o ideal

O estoque baixo de sangue no Hemocentro de Belo Horizonte fez com que cirurgias eletivas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) fossem suspensas até a próxima segunda-feira (19). Se não houver mais voluntários, o prazo de cancelamento pode ser prorrogado.

De acordo com o coordenador da unidade, Marcelo Froes, a situação é crítica. “Para se ter uma ideia, o grupo sanguíneo “O”, que atende os grupos A, B, e AB positivos, está com estoques 90% mais baixo do que o ideal. Além disso, precisamos reservar os 10% para as emergências, por isso o pedido de suspensão de cirurgias eletivas”, explicou o médico.

Mesmo com o  Tour do Carinho, ação que está sendo desenvolvida esta semana na praça Sete até esta sexta(16), ainda não é possível manter os estoques de segurança. Para piorar, até essa quinta-feira (15), todos os grupos negativos estavam praticamente zerados.

“Para podermos atender totalmente a demanda das complexidades médicas – cirurgias, ambulatórios e emergências – e mantermos estoques ideais, deveríamos estar coletando 350 bolsas de sangue por dia, independente do período da Copa do Mundo, quando teremos a vinda de turistas para a Capital. É uma situação em que, sem o doador voluntário, não temos como oferecer os diversos grupos sanguíneos necessários para as transfusões”, contou Froes.

Voluntários podem fazer agendamento de doações pelo telefone 155 (opção 8 – Hemominas) de 7h às 18h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Voluntários espontâneos, que vão direto ao hemocentro, também são atendidos com previsão imediata do tempo de espera.

Podem ser doadores pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que jovens de 16 e 17 anos poderão participar da ação junto com um responsável ou autorização do mesmo registrada em cartório.

Todos interessados devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas. Já os doadores que foram vacinados contra a gripe devem esperar por 48 horas para fazerem sua doação.

Leia tudo sobre: hemominassanguedoações