Volvo aposta em eficiência com novos motores

Volvo lança propulsores Drive-E, equipados com turbo e injeção direta, que prometem conciliar desempenho e economia de combustível

iG Minas Gerais | Raimundo Couto |

Motor 2.0 rende 245 cv de potência e 35,7 kgfm de torque
Volvo/Divulgação
Motor 2.0 rende 245 cv de potência e 35,7 kgfm de torque

A sueca Volvo apresentou nesta semana uma nova linha de motores. Bem mais moderno, o novo propulsor tem 2.0 litros, quatro cilindros em linha, turbo e injeção direta (a versão anterior tinha cinco cilindros e turbo, mas desenvolvia apenas 180 cavalos). Batizados de Drive-E, esses motores prometem entregar mais potência, com economia de até 27% em relação ao bloco usado até então.

Além dos ganhos em potência, que subiu para 245 cv a 5.500 rpm, e de torque, que chega a 35,7 kgfm entre 1.500 rpm e 4.800 rpm, o motor 2.0 da série T5 ficou mais leve, com cerca de 23 kg, peso semelhante ao de uma mala pequena. Segundo a Volvo Cars do Brasil, o Drive-E é capaz de rodar 11 km/l de gasolina em percurso rodoviário e até 8 km no perímetro urbano.

A obtenção do melhor desempenho em economia está somada à adoção de um novo câmbio de oito velocidades, que processa a troca de marchas em baixas rotações, e do sistema Start-Stop, que desliga o carro quando se apara no sinal e o religa assim que o pedal do acelerador é acionado.

Outra novidade introduzida na linha Drive-E é a função Eco+, que promete melhoria em até 5% na economia. A Volvo garante que, acionada a tecla no painel, as trocas de marchas são otimizadas, pois a transmissão é desacoplada em velocidade a partir de 65 km/h em circunstâncias em que o motorista não esteja pisando no acelerador, por exemplo, durante uma descida.

Foram mostrados três modelos – S60, V60 e XC60 – que passam a ser empurrados pelos novos propulsores. O modelo hatch V40 segue utilizando o 2.0 antigo.

Leia tudo sobre: VolvomotorDrive-E