Arquidiciose de BH apresenta programação para a Copa do Mundo

Ações seguirão tema da campanha da fraternidade deste ano, que trata do tema do tráfico humano

iG Minas Gerais | DIEGO COSTA |

Futebol e fé andam juntos. É neste espírito que a Arquidiocese de Belo Horizonte começa, no próximo domingo (18), uma programação especial para a Copa do Mundo. A solenidade de abertura será na Igreja São José, no centro de Belo Horizonte. Após a Missa dosJovens, às 19h, a escadaria principal será tomada pelas 32 bandeiras dos países que disputarão o Mundial. Também serão hasteadas as dos 12 estados brasileiros que sediarão os jogos. O bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva presidirá a cerimônia.

Durante a competição, serão promovidos seminários e campanhas educativas contra o tráfico humano. A discussão faz parte da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. Os jovens em situação de risco e moradores de rua também serão contemplados pelas ações da Pastoral de Rua da Arquidiocese.

No dia nove de junho, será realizado o Fórum da População em Situação de Rua. O evento será na Praça da Rodoviária. No dia 23 de maio, no mesmo local, ocorrerá um ato da Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional Minas Gerais. No mesmo dia, a Conferência também promoverá outro ato público no Aeroporto de Confins.

Dos dias seis a 13 de julho, a juventude católica realizará atividades artísticas e de evangelização em vários pontos da cidade. Serão oferecidos serviços como corte de cabelo e alimentação aos moradores de rua. Também está previsto um ato público na Praça Sete, Praça da Estação e Praça da Liberdade. A ação será nos dias 11, 12 e 13.

Nas igrejas e santuários da Arquidiocese haverá celebrações em outros idiomas, com algumas paróquias recebendo apresentação de orquestras sinfônicas.