Festival de Quitandas de Congonhas é neste domingo

Pela 13ª vez, evento coloca em evidência o trabalho das tradicionais quitandeiras da região

iG Minas Gerais | Da Redação |

O chá de Congonhas é acompanhamento obrigatório das quitandas servidas no festival
Daniel Silva / Divulgação
O chá de Congonhas é acompanhamento obrigatório das quitandas servidas no festival

A 13ª edição do tradicional Festival da Quitanda de Congonhas acontece neste domingo, 18 de maio, das 9h às 19h, na Romaria – centro cultural localizado junto ao conjunto arquitetônico das obras de Aleijadinho. Além de quitandeiras locais, o evento conta com profissionais de várias cidades da região.

Entre as guloseimas tradicionais servidas no festival estão a rosca de mandioca, o biscoito de fécula, o bolo de cará, o biscoito de araruta, o pão de Inhame e muitas outras, sempre acompanhadas pelo chá de Congonhas, feito da erva encontrada na região que deu nome à famosa cidade histórica. Para eleger as melhores quitandas, um concurso também é promovido durante o festival.

O ofício das quitandeiras de Congonhas está em processo de avaliação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que seja considerado patrimônio imaterial. Neste ano, haverá uma homenagem ao bicentenário de Aleijadinho. Sempre temático, o cenário do evento, em 2014, fará referência ao Bicentenário do Mestre Aleijadinho. 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave