Brasileiros ficaram fora das semi pela primeira vez em 23 anos

Domínio nacional começou em 1992, mas times não brilharam este ano e deram chances a rivais sul-americanos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Esportes - Taca Libertadores - Cruzeiro X San Lorenzo - Belo Horizonte MG
Jogo de volta no estadio Mineirao pela 4 de final entre Cruzeiro X San Lorenzo.

FOTO: UARLEN VALERIO / O TEMPO  14.05.2014
UARLEN VALERIO / O TEMPO 14.05.2014
Esportes - Taca Libertadores - Cruzeiro X San Lorenzo - Belo Horizonte MG Jogo de volta no estadio Mineirao pela 4 de final entre Cruzeiro X San Lorenzo. FOTO: UARLEN VALERIO / O TEMPO 14.05.2014

Último brasileiro a deixar a Libertadores deste ano, o time do Cruzeiro fechou o ciclo vitorioso do país nos 23 anos do campeonato. Desde 1992, o Brasil mantinha ao menos um time nas semifinais da competição, e teve seis campeões em dez das nove edições mais recentes do torneio.

Depois do Flamengo de 1991, que caiu diante do Boca Juniors-ARG nas quartas, os brasileiros passaram a ter um grande destaque e chegaram a 22 finais, sendo derrotados por apenas sete vezes nas decisões do continente.

Na edição deste ano, Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Atlético Paranaense tinham a missão de manter o Brasil em alta. As duas equipes cariocas e o time do Paraná não chegaram nem avançar à terceira fase. Atual campeão, o Galo saiu nas oitavas, ao ceder um empate nos minutos finais do segundo jogo, deixando a vaga com o Nacional de Medellín-COL. O Tricolor Gaúcho foi derrubado pelo próprio San Lorenzo, carrasco cruzeirense, também nas oitavas.

Para as semifinais deste ano, San Lorenzo e o Nacional-PAR já estão classificados. As duas equipes aguardam os segundos confrontos entre Nacional de Medellín x Defensor-URU e Lanús-ARG x Bolívar-BOL.