Rede Cidadã já capacitou 33 mil pessoas no Brasil

Organização oferece cursos gratuitos em diversas áreas; 29 cidades mineiras são atendidas

iG Minas Gerais | Da redação |

Cursos da Rede Cidadã também auxiliam pequenos empresários
Fernando Reis / Rede Cidada
Cursos da Rede Cidadã também auxiliam pequenos empresários

Capacitação profissional e vaga no mercado de trabalho são os desejos de vários jovens que estão no ensino médio ou prestes a se formar. Pensando nessa necessidade, o economista mineiro Fernando Alves criou o programa Rede Cidadã. A organização social tem o objetivo de promover, gratuitamente, aprendizagem, empreendedorismo e empregabilidade para jovens e adultos.

Mais de 33 mil pessoas já foram capacitadas desde 2002, quando o programa foi criado. Com projetos em mais de seis Estados, a organização tem oferecido cursos de longa e curta duração em várias áreas, como auxiliar administrativo, auxiliar de açougue, auxiliar de padaria e confeitaria, repositor de mercadorias, operador de caixa, dentre outros. Além disso, promove o empreendedorismo, auxilia pequenos empresários ou quem deseja abrir seu próprio negócio.

Segundo o gerente de pessoas e conhecimentos da Rede Cidadã, Lucas Alves, em Minas a organização tem se estabelecido por meio de parcerias. “No momento, não contamos com a ajuda do governo. A rede vem consolidando parcerias com empresas diversas que ou financiam o programa, ou fornecem as vagas de emprego para os nossos jovens”, explicou.

No Estado, o projeto possui sede em 29 cidades de diversas regiões. Em Belo Horizonte, a Rede Cidadã funciona em três endereços: dois no centro e um no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da capital.

Lorrayne Moraes, 21, hoje é técnica de laboratório de uma grande empresa. O programa foi uma porta de entrada para um emprego em uma área que ela já almejava. “Comecei com 16 anos como aprendiz em um dos cursos da Rede Cidadã. Trabalhava quatro dias e em um fazia o curso de capacitação. Talvez sem a Rede hoje eu não estaria trabalhando”, disse.

Interessados em fazer os cursos podem ligar para (31) 3236-1600 ou acessar o site www.redecidada.org.br.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave