Atlético-PR entrega laudo e garante jogo na Arena da Baixada

Furacão fará amistoso contra o Corinthians nesta noite que servirá de evento-teste no estádio para a Copa do Mundo

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

As traves, parte das cadeiras e telões foram instalados no estádio
Divulgação Atlético-PR
As traves, parte das cadeiras e telões foram instalados no estádio

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) divulgou nota oficial para confirmar que o Atlético-PR entregou um laudo técnico de engenharia, na manhã desta quarta-feira, atestando as condições de segurança da Arena da Baixada para realização do amistoso que o time fará com o Corinthians, nesta próxima noite, a partir das 19h30.

O confronto será um evento-teste oficial do estádio, que é um dos mais atrasados para a Copa do Mundo de 2014, sendo que a realização da partida chegou a ficar ameaçada após o MP-PR exigir a apresentação de documentos que respaldassem a segurança dos torcedores no palco de Curitiba para o Mundial.

De acordo com a promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, da 1.ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, o documento entregue nesta manhã pelo Atlético-PR é de caráter provisório, "mas foi aceito pelo Ministério Público do Paraná diante do compromisso do Furacão de arcar com a responsabilidade pela segurança no jogo-teste", pontuou a nota oficial divulgada nesta quarta.

O MP-PR também lembrou nesta manhã que havia solicitado os laudos necessários para liberação da Arena da Baixada para os jogos há 45 dias, mas que os mesmos só foram entregues no início desta semana, na "data limite para a apresentação dos atestados" de segurança do local.

"O laudo de engenharia apresentado descumpria, porém, os requisitos estabelecidos na Portaria 124/2009, alterada pela Portaria 238/2010, ambas do Ministério do Esporte. Entre os itens que precisavam ser esclarecidos estava o eventual 'grau de criticidade' da Arena, dado fundamental para se estabelecer, por exemplo, possível restrição de público", ressaltou o MP-PR, para depois acrescentar que os outros laudos foram entregues dentro prazo estabelecido, mas ao mesmo tempo enfatizando que ainda há a necessidade de o clube apresentar laudos atualizados para que o local seja liberado para abrigar jogos da Copa do Mundo.

A previsão é de que cerca de 30 mil pessoas marquem presença na Arena da Baixada no amistoso desta próxima noite, sendo que anteriormente, no dia 29 de março, quando ainda estava em obras, o local passou por um primeiro teste ao ser palco de um jogo-treino entre Atlético-PR e J. Malucelli. Na ocasião, apenas 10 mil dos 43 mil lugares da arena foram liberados para o público.

Leia tudo sobre: estadioarena da baixadaamistosoCopa do Mundoatletico-prlaudocorinthians