Defesa Civil emite alerta máximo para o município de Itacoatiara

Em todo o estado, cerca de 88 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes dos rios do Amazonas, de acordo com o órgão

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O município de Itacoatiara está em alerta máximo de acordo com boletim emitido na última terça-feira (13) pela Defesa Civil do Amazonas. A cidade, localizada a 176 quilômetros de Manaus, sofre com a cheia na calha do Rio Amazonas. Segundo o órgão, restam apenas 35 centímetros para o rio atingir sua cota histórica de 15,03 metros, registrada em 2012.

Em todo o estado, cerca de 88 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes dos rios do Amazonas, de acordo com a Defesa Civil. Nos últimos dias, as cidades de Parintins, Barreirinha e Nhamundá, localizadas no Baixo Amazonas, declararam situação de emergência.

A Defesa Civil realizou uma ação de ajuda humanitária na última segunda-feira (12) em Parintins. Os kits de ajuda humanitária, que incluem água potável, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, gás de cozinha, cestas básicas e colchões, foram entregues à coordenadoria de Defesa Civil do Baixo Amazonas. O órgão ainda enviará barracas para abrigar as famílias prejudicadas pelos alagamentos.

Três municípios do Baixo Amazonas estão sendo monitorados e já receberam alerta máximo da Defesa Civil. Em Manaus, o nível de água do Rio Negro subiu e chegou a cota de 28,63 m, uma média de 5 cm por dia. 

Leia tudo sobre: EnchentesAmazonasRiocheiaItacoatiaraManausRio NegroDefesa Civil