Leitor de O TEMPO embarcará em uma viagem de 22 mil km

iG Minas Gerais |

Mais da metade de uma volta no globo terrestre. Essa é a distância total a ser percorrida pelas equipes de O TEMPO, que terão a responsabilidade de levar aos leitores as notícias da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, nossos repórteres e fotojornalistas vão percorrer uma distância 22.088 km. 

Para se ter uma ideia, a circunferência da terra em seu ponto mais longo, na linha do Equador, tem 40 mil km. Em outra comparação, por exemplo, para ir de Belo Horizonte a Tóquio, literalmente do outro lado da Terra, o viajante terá que percorrer 18,2 mil km.

Nossos profissionais vão acompanhar todos as partidas da seleção brasileira na primeira fase: em São Paulo, no dia 12 de junho, na abertura do Mundial, contra a Croácia; contra o México, em Fortaleza, no dia 17 de junho; e diante de Camarões, em 23 de junho. Também estão na rota de partidas das oitavas e quartas de final, de preferência com participação do Brasil. E, é claro, estaremos presentes nas semifinais e na grande final, no Maracanã, no dia 13 de julho.O TEMPO

Além desses jogos, vai cobrir, in loco, alguns dos principais clássicos do futebol mundial, com destaque para Espanha e Holanda, pelo grupo B, no dia 13 de junho, em Salvador. Outra partida que chama a atenção dos fãs do futebol e que será observada de perto por nossos “especialistas” será Inglaterra x Itália, pelo grupo D, na Arena Amazônia, no dia 14 de junho.O TEMPO

Um capítulo à parte no “projeto Copa” será a cobertura dos jogos no Mineirão. Na primeira fase do Mundial, serão quatro partidas (Colômbia x Grécia, Bélgica x Argélia, Argentina x Irã e Costa Rica x Inglaterra). Além disso, o estádio mineiro receberá um jogo das oitavas de final, que poderá ter a seleção brasileira, caso se classifique em primeiro lugar em seu grupo, e uma semifinal, com grandes chances também de contar com o time dirigido por Luiz Felipe Scolari.

Nessas partidas, o leitor contará com uma cobertura ampliada, que inclui pré-jogo, clima na cidade, avaliação dos serviços – dentro e fora do estádio –, entre outros aspectos.

Profissionais. Para encarar tamanha empreitada, terá neste ano sua maior equipe envolvida na cobertura de uma Copa do Mundo em seus quase 18 anos de existência.O TEMPO

Entre os jornalistas credenciados pela Fifa e os que atuarão no entorno do evento, estarão nas ruas – de Belo Horizonte e de outras cidades-sede – pelo menos 30 profissionais. Só em viagem às capitais do futebol serão dez jornalistas.

Mas todo esse esforço de mobilização não faria sentido sem a “turma da cozinha”, para usar um jargão do meio jornalístico. Entrincheirados na redação, um time de pelo menos dez profissionais será responsável pela coordenação e edição de todo material produzido pelo pessoal de campo.

Fundamental também será a participação da turma de apoio à redação O TEMPO, responsável por transporte, hospedagem, alimentação e por “apagar incêndios” durante a cobertura do Mundial. Nessa área, contará com 20 motoristas – sendo quatro em viagens – e três motoqueiros, além de quatro coordenadores de logística.

Por fim, toda a equipe interna do portal O TEMPO, formada por 25 jornalistas, estará a postos para levar ao leitor/internauta todas as notícias do Mundial, inclusive em tempo real, por meio do hotsite Copa 2014. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave