Hábitos culturais do brasileiro serão debatidos hoje no Sesc

Seminário Público de Cultura: Hábitos e Demandas, propõe uma revisão do acesso à cultura no país

iG Minas Gerais | LUCAS SIMÕES |

Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros nunca assistiu a uma peça
Pierre Duarte
Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros nunca assistiu a uma peça

Fomentar o interesse do público na cena cultural da cidade e oferecer qualidade artística a preços acessíveis. Uma combinação nada fácil de ser atingida, mas que revela a ponta do iceberg de ideias que o Seminário Público de Cultura: Hábitos e Demandas pretende trazer à tona hoje na capital, em debate aberto, com produtores e agentes da cena cultural, no Cine Sesc Palladium.

O bate-papo acontece após uma pesquisa nacional realizada em conjunto pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo, entre agosto e setembro do ano passado. Após ouvir 2.400 entrevistados em 139 municípios urbanos de 25 Estados, a pesquisa apontou, entre outros hábitos, que mais da metade dos entrevistados (61%) optam por viajar no tempo livre do que ir a algum evento cultural, preferência de apenas 8% dos ouvidos.

Após a divulgação dos resultados ruins, no mês passado, uma série de encontros presenciais entre agentes da cultura de todas as regiões do país começou a acontecer para propor novas ideias de acesso à cultura.

Depois de passar por São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco, o debate chegaaà Belo Horizonte com participação do pesquisador Gustavo Venturi, que vai destrinchar e analisar os dados da pesquisa, além de Cláudia Márcia, gerente de estudos e pesquisas do Departamento Nacional do Sesc e Andreia de la Reza, técnica do Departamento Nacional do Sesc.

Para o superintendente de cultura do Sesc Minas Gerais, Gustavo Guimarães Henrique, que também estará presente no seminário, mesmo com os números ruins da pesquisa, o público mineiro tem exigido maior padrão de qualidade cultural. “Desde o ano passado a gente assiste a uma explosão de movimentos culturais na cidade, então, alguma coisa tem mudado no jeito do mineiro pedir por cultura. O debate vai descentralizar o tema e abordar as necessidades de cada região para propormos alternativas”, avalia.

O seminário ainda vai rodar por outras capitais, antes de ser concluído em um encontro programado para junho, em Santa Catarina. Após os trabalhos, o Sesc vai fazer um relatório com todas as demandas apresentadas pelas regiões do Brasil.

Agenda

O QUE. Seminário Público de Cultura: Hábitos e Demandas

ONDE. Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro)

QUANDO. Hoje, das 9h30 às 12h30

QUANTO. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave