Em ataque indireto a Alckmin, Dilma critica "quem nunca fez"

Resposta foi menção ao nível do sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e municípios da Grande São Paulo e vem batendo recordes de menor volume de água

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Legislação também causou alterações na famosa Lei Pelé
Wilson Dias/Agência Brasil
Legislação também causou alterações na famosa Lei Pelé

 Em visita às obras de transposição do rio São Francisco nesta terça-feira (13), a presidente Dilma Rousseff criticou a falta de planejamento do governo de São Paulo para evitar uma crise de desabastecimento de água e mandou um recado à oposição.

"Acontece uma coisa engraçada no Brasil, não sei se vocês já notaram. Quem nunca fez desanda a cobrar de quem fez", disse a presidente a jornalistas após visitar obras do túnel Cuncas 2, em São José de Piranhas, na Paraíba.

"O São Francisco, queridos, é o rio que beneficia mais a população nordestina e vai garantir uma diferença de qualidade. Principalmente quando nós estamos vendo hoje uma situação muito difícil sendo passada no Estado mais rico da Federação, São Paulo, que é a falta de água no reservatório da Cantareira", disse a presidente.

O nível do sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e municípios da Grande São Paulo, vem batendo recordes de menor volume de água e caiu nesta terça-feira para 8,6% de sua capacidade. Após o início da crise em São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar obras para utilização do chamado "volume morto", para elevar o nível de aproveitamento da água no Cantareira.

Sem citar nominalmente o governador tucano, Dilma disse que o governo federal se planejou contra a seca no Nordeste, o que não teria ocorrido em São Paulo. "Você veja que o Nordeste tem esse mérito. Ele teve essa consciência e esse planejamento", afirmou.

O projeto de transposição do rio São Francisco, que visa combater os efeitos da seca no Nordeste, estava previsto inicialmente para ser concluído em 2012. Após atrasos nas obras, a conclusão foi remarcada para dezembro de 2015.

Dilma afirmou nesta terça que parte das obras ficará pronta ainda neste ano. Ainda nesta terça, a presidente visitará obras da transposição do São Francisco em Jati (CE) e em Cabrobó (PE).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave