Falta planejamento para ocupar vagas

iG Minas Gerais | Juliana Gontijo |

Em Belo Horizonte, 20 hotéis foram inaugurados de 2012 a abril de 2014 e outros 26 estão com obras atrasadas, conforme último levantamento de Maarten Van Sluys, da JR & MvS Consultores. Para o coordenador do curso de hospedagem e turismo da Newton Paiva, Rodrigo Vaz, em torno de 20 hotéis seriam suficientes para atender à demanda da capital, fora o período da Copa. Ele explica que antes da construção dos hotéis, impulsionados pelo evento esportivo, a capital mineira não conseguia atender à demanda.

“Quando aconteciam dois, três eventos num mesmo dia em Belo Horizonte, era complicado conseguir hospedagem na cidade. Logo, havia demanda. Precisávamos de mais hotéis, mas acabou que hoje há excesso de empreendimentos”, observa.

Para ele, faltou planejamento para o pós-Copa. “Com a possibilidade de queda na ocupação dos hotéis, a remuneração do setor deve cair e vagas podem ser cortadas”, diz.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG), Patrícia Coutinho, frisa que a dificuldade para conseguir um quarto há alguns anos era fruto da falta de calendário de eventos, o que fazia com que vários ocorressem no mesmo dia. Para ela, se houvesse planejamento, a demanda poderia ser atendida. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave